header top bar

section content

Em 24 horas, Sousa tem 16 novos casos confirmados de Covid-19 e 104 suspeitos sob investigação

112 paciente já estão totalmente recuperados e 105 estão como suspeitos de ter contraído a doença e são investigados pela SMS.

Por Campelo Sousa

05/06/2020 às 17h55 • atualizado em 05/06/2020 às 17h56

Casos de COVID-19 aumentaram na PB

A cidade de Sousa, no Sertão do estado, registrou um novo número de casos confirmados de Covid-19.

Segundo o boletim epidemiológico emitido na tarde desta sexta-feira (05), o município registrou nas últimas 24 horas, 16 novos casos.

No total são: 261 casos confirmados, onde 02 estão hospitalizados e 146 estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe da vigilância sanitária.

112 paciente já estão totalmente recuperados e 105 estão como suspeitos de ter contraído a doença e são investigados pela SMS.

Ver essa foto no Instagram

Boletim Atualizado

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Saúde de Sousa (@secretariadesaudesousa) em

COMO É FEITO O DIAGNOSTICO

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos:

Quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente na hora da consulta (podendo ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.

Desconforto respiratório/dificuldade para respirar OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exame laboratoriais:

O diagnóstico da COVID-19 também pode ser realizado a partir de critérios como: histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica, também observados pelo profissional durante a consulta.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: