FOTOS: ruas amanheceram alagas em Sousa e previsão é de mais chuvas para essa véspera de Natal
O clima durante a manhã ficou abafado e com sol por entre nuvens, mas já é possível ver nuvens carregadas se aproximando, e mudando o clima da região.
Várias ruas e avenidas amanheceram inundadas devido a chuva da noite e madrugada desta segunda-feira (24), véspera de Natal, na cidade de Sousa, Sertão do estado.
A chuva forte teve inicio na noite de domingo (23), e se estendeu durante boa parte da madrugada, com pequenas nuvens isoladas.
O clima durante a manhã ficou abafado e com sol por entre nuvens, mas já é possível ver nuvens carregadas se aproximando, e mudando o clima da região.
AS PREVISÕES
De acordo com Rodrigo Cézar Limeira, as regiões de Patos, Sousa e Cajazeiras poderão ter chuvas até essa segunda-feira, 24 de dezembro de 2018.
O estudioso ainda prevê chuvas acima da média no mês de janeiro em Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, e em várias outras áreas do semiárido da Paraíba, e mantém a tendência de grande irregularidade das chuvas durante a quadra chuvosa de fevereiro a maio, fato que poderá provocar perdas nas lavouras do Cariri, Sertão e Alto sertão do Estado, devido ao fenômeno climático e oceânico El Niño que está prestes a se configurar no Pacífico Central.
PARA 2019
O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira afirma que as condições para chuvas estarão favoráveis em janeiro no interior da Paraíba, e assim no citado mês deverá chover acima da média na maioria das localidades principalmente do Sertão e Alto-sertão do Estado pontua.
De acordo com o estudioso o mesmo El Niño que contribuirá para boas chuvas no mês de janeiro, vai atrapalhar no período de fevereiro a maio, e assim perdas nas lavouras poderão ocorrer durante a quadra chuvosa da região, devido a grande má distribuição espacial e temporal das chuvas em 2019.
Independente disso, a zona rural de dois municípios em especial, Sousa e Cajazeiras, deverão ter chuvas favoráveis para o enchimento de seus barreiros, prevê o estudioso.
Para a zona rural dos dois municípios há uma previsão boa e outra ruim: os barreiros deverão encher e alguns poderão até transbordar (sangrar) em 2019, mas na agricultura poderão ocorrer perdas devido a influência do fenômeno El Niño durante o período chuvoso de fevereiro a maio.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário