Chuvas em Patos, no sertão do estado, ficam 73% abaixo da média no mês de março
Segundo o meteorologista, a previsão é de um ano bom para encher pequenos reservatórios em vários municípios do interior da Paraíba
As chuvas que caíram na cidade de Patos, sertão do estado, foram bem abaixo da média.
De acordo com a Emater, que recebe dados pluviométricos diretamente da Embrapa, choveu em Patos apenas 55,2 mm no referido mês. Isso representa chuvas 73% abaixo da média, já que março apresenta média pluviométrica de 206 mm.
Ainda de acordo com os dados fornecidos pela entidade, até agora no corrente ano de 2018 choveu;
Janeiro: 45,4 mm
Fevereiro: 211,8 mm
Março: 55,2 mm
Abril: 7,2 mm até o dia 02/04
Total de chuvas em 2018: 319,6 mm
Média pluviométrica do período de janeiro a junho na Embrapa: 640 mm
Média pluviométrica anual na Embrapa: 675 mm
De acordo com o estudioso Rodrigo Cézar Limeira, a perspectiva é de chuvas irregulares, com uma grande má distribuição espacial e também abaixo da média nos meses de abril e maio.
O estudioso também reafirma a previsão de ano bom para encher pequenos reservatórios em vários municípios do interior da Paraíba, mas de pouca recarga para a maioria dos grandes açudes do semiárido do Estado, mantendo a tendência de pouca recarga esse ano para os 05 reservatórios que abastecem Patos, e também para os reservatórios que abastecem Sousa e Cajazeiras.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário