header top bar

section content

VÍDEO: Em Cajazeiras, maioria diz que motoristas de carro respeitam faixa de pedestre mais que motociclistas

A legislação de trânsito aconselha que quando o pedestre for fazer o uso da faixa, ele deve sinalizar que vai atravessar para que, obrigatoriamente, o veículo pare

Por Fernando Alencar com supervisão de Luis Fernando Mifô

09/01/2025 às 17h58 • atualizado em 09/01/2025 às 19h10

O programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão foi às ruas de Cajazeiras, nesta quinta-feira (9), para saber da população quem mais respeita as faixas de pedestres: os motoristas de carros ou os motociclistas?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor de veículo (carro ou moto) que não parar para que o pedestre atravesse quando estiver à beira da faixa, está cometendo uma infração grave, tendo que pagar multa no valor de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo os populares que foram ouvidos pelo repórter Fernando Alencar, os condutores de carros são os que mais respeitam os pedestres que querem atravessar a faixa.

Das onze pessoas ouvidas, seis disseram que os que dirigem carros são mais responsáveis. “Atravesso com medo. A maioria dos motoqueiros não respeita, diferente dos motoristas”, disse um dos entrevistados.

Faixa de pedestres no Centro de Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Uma mulher relatou que quase foi atropelada por um condutor de motocicleta. “Aconteceu na faixa em frente ao Colégio Estadual, de um motoqueiro não parar”, ela recorda.

A legislação de trânsito aconselha que quando o pedestre for fazer o uso da faixa, ele deve sinalizar que vai atravessar para que, obrigatoriamente, o veículo pare.

Apenas três pessoas, das entrevistadas, afirmaram que os que pilotam motos são os que seguem a legislação, enquanto dois disseram que não há respeito de nenhuma das partes.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: