VÍDEO: Secretária de Agricultura de Cajazeiras faz balanço da sua gestão e destaca obras na zona rural
Daniele Thairis garantiu que sua equipe tem dado todo suporte possível para as famílias da zona rural
Quando começam as chuvas no Alto Sertão paraibano, o homem do campo fica muito mais à mercê das ações de secretarias municipais como as de Agricultura e Infraestrutura para aproveitar a água. Por isso a cobrança aumenta sobre esses gestores.
Em Cajazeiras, a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniele Thairis, garantiu que sua equipe tem dado todo suporte possível para as famílias da zona rural.
Em um balanço feito na TV Diário do Sertão, Daniele destacou ações de cortes de terras, distribuição de alimentos, escavação de poços, construção e recuperação de estradas, disponibilidade de carros pipa e desassoreamento de açudes.
Segundo ela, a operação de cortes de terras cujas inscrições começaram em novembro do ano passado continua esse ano, primeiro nas localidades baixas e depois em áreas de maior elevação.
Quanto à distribuição de alimentos, Daniele diz que sua secretaria já entregou mais de 7,5 toneladas de alimentos, entre milho comum, arroz, feijão e milho sorgo.
“Essa é a nossa preocupação para que possamos ajudar os agricultores no plantio, para que não aconteça o êxodo rural, porque a gente sabe que muita gente hoje em dia critica e diz que não vale a pena o trabalho na roça, mas no Brasil a agricultura tem um dos melhores índices de emprego e lucro para a economia. Então a gente quer trazer para o cenário de Cajazeiras essa economia”, afirma a secretária.
VEJA TAMBÉM: Retorno da chuva muda a paisagem de Cajazeiras e região com cachoeiras, correntezas e alagamentos
Poços, carros pipa, estradas e açudes
Ainda de acordo com o balanço feito por Daniele, em 2017 a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Cajazeiras cavou 13 poços artesianos e em 2018 já foram dois.
Para melhorar a distribuição da água nas residências, foram contratados por três meses mais dois carros pipa que se juntaram à frota do Exército. Esse auxílio beneficiou mais de 200 famílias.
A operação de abertura e recuperação de estradas que começou em 2017 está com 90% concluída. Em 2018, as localidades que faltaram serão as primeiras a receberem os serviços.
Esse processo envolve também os desassoreamentos de açudes, já que parte do material retirado dos barreiros é usada nas estradas, explica a secretária.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário