header top bar

section content

Uiraúna completa 64 anos neste sábado. Conheça a história da terra dos músicos e sacerdotes

Município se destaca no Alto Sertão paraibano devido seu comércio e sua localização privilegiada

Por Jocivan Pinheiro

02/12/2017 às 10h55 • atualizado em 02/12/2017 às 10h59

Igreja Matriz Jesus, Maria e José

Uiraúna celebra neste sábado, 02 de dezembro, 64 anos de emancipação política. Desde o dia 25 de novembro, várias atividades artísticas, culturais e administrativas estão sendo realizadas no município.

Uma novidade na programação deste ano foi a inclusão de Uiraúna no roteiro do projeto Rota do Sol, do Governo do Estado, que articula a realização de várias ações culturais visando mostrar as potencialidades de algumas cidades do Alto Sertão.

MAIS: Festival Internacional de Culturas Populares é encerrado com sucesso no Sertão da Paraíba

Localizada na microrregião de Cajazeiras, a 476 km de João Pessoa, Uiraúna polariza pelo menos quatro municípios: Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino e Poço de José de Moura.

Conhecido como a terra dos músicos, sacerdotes e médicos, devido à forte vocação dos munícipes para essas profissões, o município se destaca no Alto Sertão paraibano devido ao seu comércio e sua localização privilegiada, sendo uma das mais importantes rotas de ligação entre diversas microrregiões da Paraíba com o estado do Rio Grande do Norte e Ceará.

Avenida onde acontece a tradicional feira livre da cidade

De acordo com as divisões territoriais de 31 de dezembro de 1936 e de 31 de dezembro de 1937, bem como o quadro anexo ao Decreto Lei 1.010, de 30 de março de 1938, o território de Uiraúna figurava como Distrito de São João do Rio do Peixe.

A luta pela autonomia política começou por volta de 1942, sendo concretizada somente em 2 de dezembro de 1953, sob Lei Estadual de número 972. Assinada pelo então governador da Paraíba, José Fernandes de Lima, a lei previa a instalação oficial do município a 27 de dezembro do mesmo ano. Nesta data foi empossado o primeiro prefeito, o norte-rio-grandense Adolfo Rodrigues.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: