header top bar

section content

Prefeito revela que posto da CONAB será reativado em Sousa: “Foi uma luta política do nosso bloco”

Cerca de três mil agricultores de 24 municípios da região ficaram prejudicados com o fechamento do polo da CONAB

Por Campelo Sousa

01/09/2017 às 17h04 • atualizado em 01/09/2017 às 17h17



O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB) afirmou durante entrevista coletiva à imprensa na quinta-feira (31) que o posto da CONAB será reativado na cidade sorris da Paraíba. O órgão foi fechado em setembro de 2013.

“A CONAB está voltando, fizemos um pleito com interseção do vereador Koloral Júnior e Wilson Filho, estive com o presidente da CONAB em Brasília e em setembro volta o posto avançado da CONAB para vender milho subsidiado para toda região. Foi uma luta política nossa, do nosso bloco político”, disse Tyrone.

CONAB fechou 
Por determinação do Governo Federal, em setembro de 2013, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) suspendeu as atividades e distribuição de milho nas cidades de Sousa, Itaporanga e Catolé do Rocha.

Cerca de três mil agricultores de 24 municípios da região ficaram prejudicados com o fechamento do polo da CONAB.

O polo da CONAB vendia cerca de três mil toneladas de milho por mês, o quilo do milho era vendido a 0,18 centavos. “O Governo Federal cortou 10 bilhões de verbas que eram encaminhadas para os polos da CONAB de Sousa, Itaporanga e Catolé do Rocha. Por este motivo os trabalhos estão suspensos por tempo indeterminado”, disse Maria Daguia, técnica operacional da CONAB de Sousa.

No sertão, apenas a Unidade Armazenadora da CONAB na cidade de Patos continuará funcionando, e os agricultores terão que se deslocar até o município para conseguir o milho. “O gado está passando fome por causa da seca, não temos condições de ir até Patos, a situação agora vai ficar muito difícil”, declarou o agricultor Ananias Abrantes.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: