Aposentada colhe quiabos gigantes no quintal
A aposentada Francisca Maria da Silva, de 67 anos, moradora da rua Antônio Francisco Alféris, no Bairro Retiro, nos trouxe um quiabo gigante que mede 1,35cm e foi colhido no quintal de sua casa. Depois de constatar o tamanho exagerado do legume, nós fomos até a casa de Dona Maria. Lá pudemos ver vários outros […]
A aposentada Francisca Maria da Silva, de 67 anos, moradora da rua Antônio Francisco Alféris, no Bairro Retiro, nos trouxe um quiabo gigante que mede 1,35cm e foi colhido no quintal de sua casa.
Depois de constatar o tamanho exagerado do legume, nós fomos até a casa de Dona Maria. Lá pudemos ver vários outros quiabos, inclusive um deles – que ela havia arrancado do pé há três dias – e media 1,60cm. Desse ela irá retirar as sementes para plantar no próximo ano.
Segundo ela, os quiabos nascem sempre grandes e começou a plantá-los desde que um vizinho lhe deu as sementes, há cerca de três anos.
Dona Maria Francisca mora em uma casa humilde com o esposo, Seu Expedito e disse que, nos anos que pode, envia alguns desses gigantes para seus filhos que moram em Brasília, Goiana e São Paulo.
Além de quiabos, ela ainda tem pés de pimenta, laranja, abóbora e coentro – esse último ela vende para ajudar na renda da sua casa.
Um engenheiro agrônomo nos informou que não há anormalidade alguma nesse “quiabo gigante”. Segundo ele, o tamanho normal de um quiabo é de 10 a 15 centímetros. A diferença é que é de uma espécie diferente e, se deixar para crescer – ele cresce.
Da redação com portal Cofemac de Uiraúna
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário