Vale dos Dinossauros está abandonado e as pegadas estão sumindo
Informado fez uma visita ao Vale dos Dinossauros para para verificar como se encontra suas condições de preservação, mais uma vez foi constatato um verdadeiro abandono e desprezo pelas autoridades...
Informado fez uma visita ao Vale dos Dinossaurospara para verificar como se encontra suas condições de preservação, mais uma vez foi constatato um verdadeiro abandono e desprezo pelas autoridades competentes na preservação deste patrimônio histórico.
Quem visita o Vale hoje fica impressionado com o que ver. Além das pegadas históricas de Dinossauros de diversas espécies datadas do Cretáceo Inferior (120 milhões de anos atrás), conservadas pela fossilização de arenito e lama petrificada, ainda se deparara com completo abandono, jamais visto na historia da cidade de Sousa.
O que mais impressiona é a forma que se encontra as réplicas de “dinos” que estão completamente destruídas, vias de acessos cobertos pelo matagal, cabanas caindo e até animais pastando. O que mais chama a atenção são as pegadas que estão desaparecendo devido à erosão, já que, as pegadas não são cobertas e ficam expostas a sol e chuva comprometendo a existência das mesmas.
De Competência do Governo do Estado
O complexo hoje é administrado pelo do Governo Estadual, mas os administradores não se preocupam em realizar uma reforma urgente para preservar o que é considerado Patrimônio da Humanidade.
A Procuradoria da República no Município de Sousa (PRM/Sousa) está conduzindo o Procedimento Administrativo e estuda a possibilidade de ajuizamento de ação civil pública, com base nos fatos apurados, mas até o presente nenhuma decisão foi concretizada para a preservação do esquecido Vale dos Dinossauros.
Hidroastro B. Abrantes do Sertão Informado
Especial de Sousa Para o Diário do Sertão
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário