Dr. Pet afirma que gatos podem ser bons companheiros
Dr. Pet derruba o mito de que os felinos jamais serão bons companheiros para as crianças
São raras as crianças que nunca quiseram ter um bicho de estimação.
Os pedidos por cães, peixes e pequenos roedores começam logo na primeira infância – e dá-lhe aquela correria para decidir se vale a pena ou não atender aos anseios dos filhos.
E quando o pedido é por um gato? As dúvidas dos adultos são ainda maiores.
Por terem fama de independentes e de não gostarem de carinhos muito intensos, os bichanos acabaram ganhando má fama entre os pais mais preocupados.
Afinal de contas, será que gato pode ser bicho de estimação de criança?
Para tentar sanar o dilema, o R7 conversou com Alexandre Rossi, zootecnista e especialista em comportamento animal mais conhecido como Dr. Pet, do programa Domingo Espetacular, da Record.
Em entrevista, o profissional dá dicas para quem quer adotar um gatinho – e, de quebra, ainda ensina a monitorar o relacionamento entre os pequenos e o bichano.
Leia o bate-papo abaixo e informe-se:
R7 – Existe algo que impeça os gatos de serem bons bichos de estimação para as crianças?
Dr. Pet – Não. Não há nenhum problema. E os gatos ainda têm uma vantagem sobre os cachorros: eles conseguem suportar melhor os períodos de solidão. É, ainda, um bicho mais fácil de ser mantido. O problema é que o bichano não vai querer que a criança fique o agarrando o tempo todo. Portanto é preciso ensinar a criança a lidar com o bicho.
R7 – O que a criança precisa aprender?
Dr. Pet – Ela deve ser ensinada a nunca ir até o gato, mas esperar que o animal vá até ela. Na hora de fazer carinho, tem de aprender a chamar o gato e a convencê-lo a ir até ela. Se ele não vier, não pode ir atrás dele.
R7 – Há outras características que diferenciam gatos de cães?
Dr. Pet – O gato deve ter lugarezinhos só dele. Pode ser em cima da geladeira ou de um armário – um lugar que o próprio bicho escolherá. Nesses refúgios, a criança não deve pegá-lo, é preciso que sejam proibidas de assediá-lo. Se o animal quiser ter um pouquinho de sossego, saberá que pode correr para lá. Nada de pegar uma escada para subir e alcançar o pet. Tem de ser o cantinho do sossego.
R7 – Existe alguma raça de gato mais indicada para crianças?
Dr. Pet – Ao contrário do que acontece com os cães de raças diferentes, os bichanos não se diferem tanto, principalmente no que diz respeito a comportamento, levando em consideração as raças. Algumas são conhecidas pela agitação – como o gato siamês. Já o persa é mais tranquilo. Mas não existem gatos que gostam de pastorear ou de correr, como acontece com cães. A minha sugestão é apenas procurar por um gato de temperamento mais calmo. Um persa para criança, por exemplo, tende a ser mais seguro.
Do R7
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário