CFT aprova relatório de Wilson Santiago que define atribuições da Defensoria Pública
Aprovado, por unanimidade, na última quarta-feira, 5, pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) o relatório do deputado Wilson Santiago –PMDB/PB referente ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 28/2007 que propõe organizar a Defensoria Pública da União e prescrever normas gerais para os Estados e Distrito Federal. Wilson Santiago foi designado pelo presidente da CFT, […]
Aprovado, por unanimidade, na última quarta-feira, 5, pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) o relatório do deputado Wilson Santiago –PMDB/PB referente ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 28/2007 que propõe organizar a Defensoria Pública da União e prescrever normas gerais para os Estados e Distrito Federal.
Wilson Santiago foi designado pelo presidente da CFT, Pedro Eugênio – PT/PE para relatar o PLC 28 que dispõe sobre a definição das atribuições da Defensoria Pública e sua competência institucional, além de dispor sobre a regulamentação de sua autonomia funcional, administrativa e orçamentária.
"O nosso relatório foi exatamente para disciplinar essa Lei. Nós sabemos que na Emenda Constitucional 45, que implantou a Reforma do Judiciário, foi dada autonomia administrativa à Defensoria Pública que passou a ser contestada em alguns dos Estados da Federação por falta de uma Lei Complementar que disciplinasse as atribuições da Defensoria. Com essa Lei, estamos regulamentando aquilo que a Emenda 45 determinou, além de determinar quais as suas atribuições; o que é de responsabilidade da Defensoria Pública da União e das Defensorias dos Estados da Federação. Com isso a Defensoria vai passar na verdade, a exercer seu papel institucional que lhe é de direito, entre outras ações. Não se pode falar em ampliação da justiça sem fortalecer a Defensoria Pública. É uma balela dizer que está se ampliando a justiça sem facilitar o acesso a ela para cerca de 90% da população carente do País", defendeu Santiago.
Da ASCOM
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário