Reitor da UFCG apresenta em Brasília projeto de criação de 15 Centros Vocacionais
Nesta quarta-feira, 18, o reitor Thompson Mariz, acompanhado do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aguinaldo Ribeiro, e da diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Garcia, estiveram em audiência com o ministro Sérgio Resende, da Ciência e Tecnologia, em Brasília, oficializando a criação de 15 Centros Vocacionais Tecnológicos. Intitulado Rede CVTs: infovia para […]
Nesta quarta-feira, 18, o reitor Thompson Mariz, acompanhado do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aguinaldo Ribeiro, e da diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Garcia, estiveram em audiência com o ministro Sérgio Resende, da Ciência e Tecnologia, em Brasília, oficializando a criação de 15 Centros Vocacionais Tecnológicos.
Intitulado Rede CVTs: infovia para a inclusão sócio-digital e desenvolvimento local na região do semi-árido paraibano, o projeto está orçado em R$ 26 milhões. Sua elaboração atende a uma solicitação do ministro Rezende ao reitor Thompson Mariz, a quem alertou para o fato de que a Paraíba possui apenas um CVT, em João Pessoa. “Ele solicitou, então, a colaboração da UFCG no sentido de liderar o processo de implantação de outros centros no estado, e é o que estamos fazendo”, explicou Thompson.
O projeto tem como executor a UFCG e proponente a Fundação Parque Tecnológico. A idéia inicial é atender cerca de 20% da população paraibana a partir da implantação de centros vocacionais nas cidades que já possuem campi da UFCG
Os CVTs são unidades de ensino profissionalizantes, voltados para a difusão do conhecimento de C&T, e de serviços tecnológicos para a transferência de conhecimentos para melhoria dos processos produtivos. A estrutura de cada centro vocacional é composta por laboratórios de apoio aos cursos de capacitação e incentivo à pesquisa científica-tecnológica, oficinas, salas de aulas, laboratórios de informática, sala de vídeo conferência e bibliotecas (presenciais e digitais).
Os centros instalados pela UFCG serão integrados à rede UFCG Online, cuja interligação é feita com fibra ótica, proporcionando segurança nas transferências de dados e velocidade no acesso à internet.
ASCOM
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário