Boqueirão e Lagoa do Arroz abrem comportas
As comportas dos açudes Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz, que perenizam os rios Do Peixe e Piranhas, já estão com suas comportas abertas, conforme informações colhidas junto ao DNOCS, para utilização da água na irrigação de diversas culturas que são praticadas nas margens dos rios, principalmente de frutas e verduras, além […]
As comportas dos açudes Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz, que perenizam os rios Do Peixe e Piranhas, já estão com suas comportas abertas, conforme informações colhidas junto ao DNOCS, para utilização da água na irrigação de diversas culturas que são praticadas nas margens dos rios, principalmente de frutas e verduras, além do abastecimento de diversas famílias, perímetro irrigado de São Gonçalo e abastecimento da cidade de Sousa.
O açude Lagoa do Arroz, que sangrou esse ano e, portanto, alcançou a sua capacidade máxima, que é de 80 milhões de metros cúbicos, hoje está com 58 milhões e já existe uma preocupação de entidades que acompanham o gerenciamento dessas águas, tendo em vista que ainda existe previsões em relação ao próximo inverno.
Já o açude de Boqueirão de Piranhas terminou o período invernoso, um dos melhores dos últimos tempos, com 220 milhões de metros cúbicos de água e hoje está com 161 milhões. Segundo informações repassadas pelo DNOCS, em Sousa, a comporta está aberta com 45 centímetros, para repor o volume de água do açude de São Gonçalo, que está com 21 milhões 131 mil metros cúbicos. O objetivo é chegar a 25 milhões para irrigação das culturas de São Gonçalo e abastecimento de água de Sousa.
Do Gazeta do Alto Piranhas
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário