VÍDEO: Padre de Cajazeiras se surpreende com enxu de abelhas a 6 metros de altura e prevê muita chuva
Agricultores entendem que quanto mais alto as abelhas negras constroem uma colmeia (conhecida popularmente como enxu em algumas regiões do Nordeste), maior é a probabilidade de muitas chuvas e enchentes que se aproximam
Já sabemos que a natureza é capaz de nos dar diversos sinais para que possamos nos prevenir de possíveis catástrofes. Infelizmente, os próprios seres humanos é que são os responsáveis por muitas delas. A forma como a gente lida com as mudanças climáticas e o avanço urbano pode ser crucial para evitar problemas para nós mesmos e para outras espécies.
No Nordeste brasileiro, um exemplo de manifestação da natureza que é interpretada como um sinal de como será o próximo período chuvoso são os enxus de abelhas. Agricultores entendem que quanto mais alto as abelhas negras constroem uma colmeia (conhecida popularmente como enxu em algumas regiões do Nordeste), maior é a probabilidade de muitas chuvas e enchentes que se aproximam.
No sítio Jardineiro, localizado na zona rural do município de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, dois enxus construídos a cerca de 6 metros do chão estão chamando a atenção dos moradores da localidade.
LEIA TAMBÉM:
Padre Francivaldo Albuquerque, que também é produtor rural e dono da propriedade, mostrou para a TV Diário do Sertão os enxus no alto de um juazeiro, às margens do sangradouro do açude que abastece o sítio e pereniza um riacho.
“Jamais se viu um enxu construída a sua colmeia numa altura dessa, jamais vista na nossa região. O comum do enxu é fazer a sua colmeia no máximo 40 centímetros ou 1 metro acima do chão”, disse o padre, ainda admirado com o ‘fenômeno’.
As duas colmeias estão a cerca de 6 metros do solo. Essa altura inédita para os padrões seria uma espécie de aviso das abelhas, pois significa que elas estão se precavendo das enchentes.
“Tudo isso é sinal da presunção ou da suposição de um novo inverno grande, porque esse riacho, num inverno muito grande, chega a correr até com um metro de altura. Então, este ano as abelhas fizeram sua casa numa altura muito elevada, no sentido de se protegerem e não ter nenhum problema com o fluxo elevado do grande inverno que está previsto para 2026”, explica o padre.

Padre Francivaldo e o enxu de abelha na sítio Jardineiro, em Cajazeiras, na Paraíba (Foto: TV Diário do Sertão)
Além das colmeias demasiadamentge suspensas, não existe ‘moradas’ de outros animais no percurso do riacho. Com base nos sinais da natureza, o proprietário acredita que a perspectiva de fortes chuvas é promissora para os agricultores da região.
“Essa experiência do enxu construída sua colmeia numa altura de seis metros é exatamente as abelhas dizendo a nós, os pecuaristas e agricultores de modo geral: cuidem dos riachos, dos sangradouros dos açudes, porque a previsão é que 2026 seja um ano de muito inverno, de muitas enchentes, de chuvas num grau maior, de 200 milímetros pra lá, e nós ficamos por demais felicitados com esse sinal que a natureza nos dá”, ressalta o padre.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário