VÍDEO: Arborização do Centro de Cajazeiras pode ser uma opção para diminuição do calor, apontam profissionais
O engenheiro Fernando Figueiredo, o arquiteto Silton Henrique e o urbanista Pablo Lacerda debatem problemas urbanísticos da cidade e possíveis soluções
Em mais um debate sobre os problemas urbanísticos da cidade de Cajazeiras, o programa Diário News recebeu o engenheiro Fernando Figueiredo, o arquiteto Silton Henrique e o urbanista Pablo Lacerda que trouxeram algumas possíveis soluções para melhorar o município.
Pablo Lacerda destacou necessidade de polinucleação do Centro de Cajazeiras e da possibilidade de mudança.
“Quando você diz que o ‘Centro vai morrer’, implica que a gente tem uma solução de curto prazo, inclusive. Se ele vai morrer, ele não morreu. Então, qualquer solução que entrar agora já evita que ele morra. Aquele Centro precisa de uma diversidade de uso e aquele monte de carro passando não implica vitalidade no lugar. A vitalidade é aquele movimento contínuo que se permanece, independente dos horários comerciais”, disse.
Ele falou ainda, sobre a possibilidade de transferir o Centro de Cajazeiras para outro lugar e detalhes do zoneamento urbano.
LEIA TAMBÉM:
Veja o comentário completo de Pablo Lacerda:
O arquiteto Silton Henrique disse que Cajazeiras é uma cidade muito quente e que é preciso um novo plano de arborização e uma melhor poda das árvores na cidade.
“A depender das condicionantes de projeto que você tenha num determinado lugar, você gera um micro clima, você pode amenizar drasticamente a temperatura usando o sombreamento, usando espelhos d’água, usando canais de ventilação adequado. São coisas um pouco diferentes. Quando eu falo de plano de arborização, eu digo que é preciso ter uma planta baixa dessa cidade onde você pode pontuar ilhas de verdes, que a gente não tem”, falou o arquiteto.
Veja o comentário completo de Silton Henrique:
Fernando Figueiredo levantou uma questão que implica diretamente com a população em situação de rua, caso o Centro de Cajazeiras venha a ser arborizado.
“Imaginemos a situação: o Centro de Cajazeiras é urbanizado, árvores, uma sombrinha, diminui o clima. O que vai fazer com os moradores de rua? Quando tem um local amigável para esse pessoal que vive em situação de rua ficar, o que se faz com esse pessoal? Tem uma arquitetura [hostil] que coloca obstáculos para essas pessoas não ficarem em determinado local. Aí coloca barras de concreto, de ferro para o pessoal não ficar. Aqui tem alguns prédios, que não vale a pena nem citar, que fizeram isso”, relatou o engenheiro.
Veja o comentário completo de Fernando Figueiredo:
Diário News
O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h.
Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:
– Local: Canal 03 – Netline HDTV
– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao
– Facebook: facebook.com/diariodosertao
Assista ao debate completo no programa Diário News
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário