header top bar

section content

VÍDEO: Sancionada a Lei que reconhece oficialmente Cajazeiras como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”

De autoria do deputado estadual Chico Mendes, o projeto de lei foi sancionado pelo governador João Azevêdo na última quarta-feira

Por Priscila Tavares

16/11/2023 às 18h51

Agora é oficial, foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) a lei que reconhece Cajazeiras como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”. Na edição dessa quarta-feira (15), do Diário Oficial do Estado (DOE), foi publicada a lei de autoria do deputado estadual Chico Mendes (PSB), que prevê, “nas ações de divulgação oficial sobre o Município de Cajazeiras, obrigatoriamente, deverá constar a seguinte expressão: Cajazeiras, a Cidade que ensinou a Paraíba a ler”.

Atualmente, o município tem 63.239 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade, que fica no Alto Sertão Paraibano se consolidou ao longo dos anos como referência em cultura e educação no estado, por meio, por exemplo, da atuação do Padre Rolim e sua escola, criada ainda no século XIX.

A frase “Cajazeiras, cidade que ensinou a Paraíba a ler”, atribuída a Alcides Carneiro, teria sido pronunciada num arroubo oratório em tempo de eleição, ele que foi deputado federal, ministro e tentou ser governador em memorável disputa contra Osvaldo Trigueiro, em 1947. Mas a frase, dita até os tempos de hoje, tem fundamentação na história do memorável Inácio de Souza Rolim.

Drone de Cajazeiras, Matriz Nossa Senhora de Fátima (Foto: TVDS)

História da educação em Cajazeiras

Nascido no Sítio Serrote, em 22 de agosto de 1800, e ordenado como sacerdote no Palácio Episcopal de Olinda, em Pernambuco, em setembro de 1825, o padre Inácio de Sousa Rolim fundou, em 1829, a “Escolinha de Serraria”, que tem ligação direta com a fundação de Cajazeiras. Essa pequena escola começou a crescer a partir de 1833, atraindo estudantes do local e de outras regiões.

A Escolinha de Serraria, que havia sido construída em uma casa feita de madeira, mudou-se para uma nova casa feita de alvenaria, que foi um colégio de salesianos, onde hoje é o Colégio Nossa Senhora de Lourdes. O colégio atraia estudantes de várias regiões, personalidades como o Padre Cícero de Juazerio do Norte, Ceará, também estudou no colégio cajazeirense. Além dele, outras personalidades estudaram e passam a residir nas imediações do colégio, trazendo para Cajazeiras o título de “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”.

Drone Cajazeiras, Açude Grande (Foto: TVDS)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: