header top bar

section content

VÍDEO: Estudantes atravessam rio em canoa para assistir aula em Paulista; queda de ponte agrava a situação

Esse é um problema recorrente na região. Moradores e gestor pedem atenção dos governos Estadual e Federal para solucionar o problema

Por Priscila Tavares

05/04/2023 às 18h05

Diversos estudantes estão sofrendo para atravessar rio de canoa e conseguir assistir aula na cidade de Paulista. As crianças matriculadas em creches estão faltando às aulas porque são pequenas e não têm condições físicas para fazer o trajeto.

No vídeo divulgado por moradores é possível ver dezenas de pessoas se aglomerando em uma pequena canoa para atravessar o rio. Um dos moradores, que espera sua vez para fazer o trajeto, fala que 42 pessoas estão embarcando na canoa.

A empreendedora e moradora da região, Williane Lucena, falou para TV Diário do Sertão que esse é um problema recorrente na região. Segundo ela a ponto principal que da acesso a cidade sempre alaga nos períodos de chuva e nesse ano a ponte do riacho de Paulista foi levada pela correnteza deixando diversas comunidades ilhadas.

“Além da comunidade onde eu resido várias outras comunidades também só chegam até a cidade se passar por essa ponte, que era conhecida como a ponte do riacho de Paulista, e também a gente passa pela ponte principal. Quando está nas enchentes o único acesso que a gente tem é através de canoas, tanto nós trabalhadores como os alunos”, destacou Williane Lucena.

O prefeito Valmar Arruda disse que já foi feito o pedido para a construção da ponte na região. “Já foi feito o pedido dessa ponte, não só ao Governo Estadual, como também ao Governo Federal, na época Jair Messias Bolsonaro [ex-presidente do Brasil], inclusive foi entregue um ofício, um requerimento através do senador Bruno Roberto, encaminhado pelos vereadores da Câmara destinado ao presidente da República como também no orçamento democrático nós pedíamos essa ponte”, falou.

O gestor destacou que esse é um problema que vem se arrastando a anos na região e que a queda da ponte do riacho de Paulista agravou ainda mais a situação. “Esse problema não é da gestão de Valmar, isso vem de muitos anos e todos, que por ali passaram, pediram a construção dessa ponte”, disse.

Segundo o prefeito já é do conhecimento do deputado federal Wellington Roberto, do deputado estadual Caio Roberto que está marcando uma audiência com o governador João Azevêdo para tratar desse assunto.

“Quero dizer a toda população paulistense, em especial aos nossos alunos, que falta de empenho do gestor Valmar não vai ter. Nós vamos nos empenhar até o último ponto”, destacou o gestor.

O prefeito pede ainda o apoio dos políticos votados na região para construção da ponte e afirmou: “Vou batalhar até o último dia do meu mandato para a construção dessa ponte”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: