header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro traz dicas de como usar o ar condicionado e economizar na conta de energia

O professor da UFCG explica que mesmo não sendo tão agradável é indicado usar uma temperatura que se assemelhe a externa, pois além de exigir menos do ar condicionado, evita o impacto da sensação térmica

Por Moisés Conrado

16/05/2022 às 19h41 • atualizado em 16/05/2022 às 19h42

Em participação semanal do programa Diário News, o professor da Universidade Federal de Campina Grande, Edmar Gurjão, trouxe algumas dicas de como economizar na conta de energia usando o ar condicionado.

Segundo o engenheiro, não há muito o que se fazer pra reduzir tanto o consumo devido o ar condicionado trabalhar em condições extremas no Sertão, diminuir bastante os graus é algo bastante difícil para variações muito grandes.

“Quanto mais baixa a temperatura que você configurar no seu ar condicionado, mais energia você vai exigir que ele gaste. Além disso, quanto menor for a temperatura dentro do ambiente, com base na temperatura externa, quando as pessoas trocarem de ambiente, a sensação térmica vai ser pior”, disse.

Dentre às dicas que o professor explica, uma dela é sobre o consumo de energia entre os ar condicionado pequeno para um grande espaço e o quanto isso irá sobrecarregar o aparelho. Edmar ressalta a necessidade de escolher um aparelho para cada espaço; devido exigir muito do aparelho, seu tempo de vida diminui, chegando assim a danificá-lo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: