header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro da UFCG ensina como prolongar a vida útil das baterias de celular

O professor também advertiu sobre os riscos provenientes do um mau uso da bateria e do carregador

Por Moisés Conrado

08/05/2022 às 21h03 • atualizado em 08/05/2022 às 21h06

O professor e engenheiro da Universidade Federal de Campina Grande, Edmar Gurjão, comentou no programa Diário News da Rede Diário do Sertão o que pode ser feito para prolongar a vida útil da bateria dos celulares.

Segundo o professor, hoje já alcançamos uma grande vitória em relação às baterias que já estão migrando para íons de lítio sobre às anteriores, eliminando o ciclo de memória que antes, ocasionava o chamado “vício da bateria”, minimizando a vida útil do aparelho.

“Bateria viciada é justamente quando você carrega e descarrega o celular, que vai formando um resíduo físico nela. Em determinado momento tem uma parte da bateria que você não consegue mais magnetizar, e você não consegue mais armazenar energia naquela parte. Se você conseguir uma bateria que colocava 100 unidades, quando você carrega e descarrega com um tempo ela vai passar pra 95 unidades, cinco unidades deixam de receber carga”, disse.

O engenheiro também comentou sobre os novos aparelhos de carregamento para os dispositivos, que é necessário ter uma maior atenção para prevenir a saúde do aparelho, e explicou também vários métodos que podem ser utilizados para melhorar a vida útil dos celulares e outros meios tecnológicos, que dependem das baterias.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: