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Internet vira um dos principais meios de entretenimento do brasileiro, saiba como!

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Celtic.com, que analisa o consumo de cultura no meio digital, a rotina, o entretenimento online e a comunicação instantânea têm ganhado força na vida dos brasileiros.

Por Agência Digital Emarket

05/12/2021 às 23h48

(Foto: Pixabay)

Unindo o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus com o avanço tecnológico que vem acontecendo desde os anos 80 e 90, as pessoas, mais especificamente os brasileiros, vêm usando a internet como principal meio de entretenimento.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Celtic.com, que analisa o consumo de cultura no meio digital, a rotina, o entretenimento online e a comunicação instantânea têm ganhado força na vida dos brasileiros. Mas focando no entretenimento, o principal motivo deste ramo ter crescido no mundo online são as plataformas de streaming, sejam as de filmes e séries, de músicas ou de jogos digitais, que podem ser acessadas em diversos tipos de aparelhos eletrônicos, como computadores, smartphones e consoles, possibilitando assim a locomoção e a praticidade das pessoas.

Outra atividade que também contribui com o aumento da popularidade do entretenimento pela internet é a prática dos jogos virtuais de cassino e das apostas online. Através dos sites de apostas esportivas, por exemplo, grupos de amigos podem acompanhar notícias dos principais esportes, assistir partidas de vários campeonatos e dar seus palpites nos resultados dos jogos. Confira neste artigo notícias sobre o futebol mundial. As plataformas de apostas esportivas e os de jogos como poker e roleta já atingiram um número maior de visitantes e se expandiram dos navegadores de internet para os apps para tablets e smartphones.

A tendência do entretenimento online provada por meio de estatísticas

Tudo isso é mostrado na Pesquisa Game Brasil – PGB 2021, apontando que 72% dos entrevistados têm o costume de jogar jogos eletrônicos, sendo destes, 78,9% têm maior preferência pelos jogos digitais hoje em dia. Já 75,8% dos gamers brasileiros afirmam ter jogado mais, enquanto que 51,5% jogam online com amigos, 60,9% consomem mais conteúdos relacionados a jogos e 42,2% investem mais dinheiro nessas atividades.

Já a terceira edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, ministrada pelo Ibope Inteligência, apontou a popularidade da internet no geral com base nas atividades praticadas, regiões brasileiras e faixas etárias das pessoas conectadas. Assim como a pesquisa anterior, o ramo do entretenimento também segue em primeiro lugar, com 58% dos internautas, logo em seguida aparecem o ramo da comunicação entre pessoas (42%), estudos (40%), trabalho (25%), atualização profissional (19%), pesquisas em geral (18%) e, por último, download e leitura de livros (7%).

Além disso, a pesquisa do Ibope também aponta que 81,4 milhões de brasileiros estão conectados à internet, representando 46% da população do país, ao contrário dos 54% que não têm acesso. Desses conectados, 18% navegam todos os dias, 15% algumas vezes na semana, 7% raramente e 6% uma vez por semana. Dividindo esses apontamentos por faixa etária, os que mais fazem uso da internet são os jovens entre 19 e 29 anos e os que menos acessam tem mais de 50 anos. Já por região, a Sudeste é onde está concentrado maior parte dos conectados, seguido do Nordeste (24%), Sul (15%) e Norte (14%).

As crianças também estão cada vez mais passando o tempo conectadas

Também vale ressaltar que, obviamente, as crianças não ficaram de fora dessa. Para a preocupação de pais, educadores e demais profissionais especializados nesta faixa etária, os pequenos intensificaram o hábito (que já era constante antes do surto) de passar o tempo em frente às telas, tanto do computador, tablet e smartphone, quanto a da TV, durante a pandemia, mesmo com as aulas presenciais voltando aos poucos e realizando outras atividades fora de casa.

Quanto ao conteúdo que elas consomem, segundo um estudo da Kaspersky Safe Kids, crianças de 6 a 12 anos têm preferência por conteúdos do YouTube e videogames, em especial o jogo Minecraft. Já o estudo voltado para os mais bebês, “Passos e Descompassos da Primeira Infância”, dos canais Gloob e Gloobinho, a porcentagem de
crianças brasileiras de 2 a 5 anos de idade que assistem televisão aumentou para 90% nesta pandemia.

Toda essa popularização do entretenimento online que estamos vivendo agora tende a impactar nosso futuro. Daqui a alguns anos, empresas como serviços de internet, telefonia e streaming, bem como desenvolvedores de dispositivos eletrônicos como os computadores, smartphones, televisões e seus periféricos, passarão por adaptações e avanços tecnológicos, além de dar mais acessibilidade a tecnologia da realidade aumentada.

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