header top bar

section content

VÍDEO: UPA de Cajazeiras começa atender exclusivamente pacientes com Covid-19, diz Geraldo Medeiros

Prefeitos de cidades sertanejas fizeram a solicitação ao Governo da Paraíba, para que a UPA fosse reservada para pacientes com coronavírus.

Por Juliana Santos

10/03/2021 às 20h46 • atualizado em 10/03/2021 às 22h41

Os prefeitos das cidades de São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Monte Horebe, São João do Rio do Peixe que compõe a região de Cajazeiras, e do município de Aparecida, que fica na região de Sousa, no Sertão paraibano, pediram a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e ao Governo da Paraíba, que disponibilizasse a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras, para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença.

ENTREVISTA

No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, entrevistou nesta quarta-feira (10), ao vivo, o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, afirmou que a sugestão foi apresentada pelo secretário executivo Daniel Beltrami.

De acordo com Geraldo Medeiros, a secretaria entrou em contato com o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, que aceitou a ideia. “A UPA ficou reservada para o atendimento de pacientes Covid, desde que tenha leitos de estabilização e que permitem a disponibilidade de cinco, seis leitos de UTI, até que seja feita a transferência do paciente para um hospital Regional”, detalhou.

VEJA TAMBÉM

Desempregado na pandemia, cantor de Cajazeiras pede ajuda para quitar papéis de água acumulados

PARCERIA
O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, em entrevista à rádio Arapuan, nesta quarta-feira (10), disse que firmou uma parceira com o Governo do Estado e vai reservar uma Unidade  Básica de Saúde para atender pacientes de domingo a domingo até às 22 horas, para desafogar a UPA.

NOVOS LEITOS NO HRC

Segundo o Geraldo Medeiros, o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) tinha apenas cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foram instalados mais 10, ficando 15 leitos, que estão todos lotados. A secretaria de saúde irá instalar mais mais cinco leitos na unidade para tentar sanar a necessidade da região.

APELO

O secretário pediu consciência da população na medida protetivas contra o coronavírus, pois a instalação de leitos de UTI não depende apenas de uma cama e aparelhos, mas também de uma equipe médica qualificada. “Um leito de UTI requer uma equipe multiprofissional para tratar do paciente Covid-19, que é um doente grave, que precisa de cuidados contínuos”, afirmou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: