Redenção
Por José Antonio – No meu modesto ponto de vista, neste final de ano, acredito que o mais importante projeto apresentado da tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, foi o do deputado estadual Júnior Araújo (PSB), que sem dúvidas, fará a redenção e dará sustentabilidade econômica aos habitantes da zona rural do sul/norte do município de Cajazeiras e ampliará a geração de emprego, renda e permanência no campo de centenas famílias.
Dividido em três etapas, o projeto começa no Açude Bartolomeu, que deverá receber águas da transposição do Rio São Francisco, via Barragem da Caiçara, seguindo até o Açude Santo Antônio e atingindo o município de Sousa. Do Sul para o Norte, a perenização de vários rios e riachos vai fazer a redenção desta imensa área sertaneja.
Antes de se imaginar esta possibilidade, um ousado projeto da família Pires, tendo a frente o médico Waldemar Pires Ferreira, na década de 50, construiu o famoso canal que interliga a Barragem de Santo Antonio ao Soin, que por sua vez, quando sangra vai para os riachos da região do Zé Dias e Almas. A barragem de Santo Antonio só migra suas águas para o Soin quando está próximo a atingir a cota de 60 cm para o seu sangramento.
Então, as águas do Bartolomeu vão ter outros destinos após chegar ao Santo Antonio, além das várzeas de Sousa, via Rio do Peixe e Piranhas. Esta integração amplia para milhares de famílias a serem beneficiadas com as águas oriundas da Barragem da Caiçara, que vai despejar também as águas captadas no Rio São Francisco, pelo Canal do Apodi, indo beneficiar 750 mil habitantes da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
LEIA TAMBÉM:
Este projeto que o deputado estadual Júnior Araújo (PSB), apresentou na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de Sustentabilidade Rural, elaborado com base em estudos técnicos e inspirado em referências nacionais, como o modelo agrícola de Petrolina (PE), tem como objetivo promover o uso sustentável dos recursos hídricos e beneficiar mais de 50 comunidades ao longo de um percurso de 60 km, o projeto prevê etapas de revitalização e acesso à água para fomentar o crescimento econômico e social da região.
“Essa é a verdadeira redenção para a zona rural de Cajazeiras. Esse projeto, que envolve a transposição de águas e melhorias nos recursos hídricos, traz a possibilidade de emprego, geração de renda e desenvolvimento agrícola sustentável para comunidades como Caiçara, Bartolomeu e Sítio Santo Antônio,” afirmou Júnior Araújo.
Segundo o deputado, este projeto, é viável e busca apoio tanto de Brasília, por meio da Agência Nacional de Águas e do Ministério do Desenvolvimento Regional, quanto de lideranças locais e estaduais.
Ele disse ainda, da tribuna, que além de fortalecer a agricultura familiar, o projeto visa atrair investimentos privados, à semelhança do que ocorre em Petrolina e no perímetro irrigado de São Gonçalo, impulsionando o setor agrícola e criando oportunidades para o lazer, com balneários ao longo do percurso do rio revitalizado.
“Esse será um marco econômico para Cajazeiras. Vamos levar essa defesa a Brasília na próxima semana, para garantir a verdadeira transformação merecida pela nossa região,” concluiu o parlamentar.
Esta seria a hora de todos se unirem em torno deste projeto do deputado Júnior Araújo, que com certeza será a redenção do setor agrícola do município de Cajazeiras.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário