header top bar

Padre Djacy

section content

Padre, vá cuidar das coisas de Deus! – Por Padre Djacy Brasileiro

29/03/2017 às 09h02

Há um bom tempo que venho recebendo, através das redes sociais, enxurradas de mensagens superficiais, sem pé e cabeça. São postagens críticas, às vezes de mau gosto, com tom de ira, de revolta, de deboche. Essas opiniões são desprovidas de fundamentos bíblico-teológicos, numa categórica demonstração que essas pessoas não têm noção exata do que estão escrevendo ou falando. Para esses críticos, só resta tentar imitar Jesus: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que dizem” (Lc, 23,34).

O que me deixa triste é saber que em pleno século XXl, ainda há pessoas que têm uma concepção medievalesca e muito limitada da missão do padre , quer na Igreja, na sociedade, no mundo da política, da economia, da ciência, da cultura etc. Para essa gente de compreensão unilateral, alienante, retrógrada, o padre não passa de um ser angelical, a-histórico, vivendo n mundo meramente espiritual, quase como um semideus. Um ser distante de tudo e de todos, que não pode imiscuir-se na realidade histórica. Trata-se, indubitavelmente, de uma verdadeira alienação religiosa.

Vejam o que muitos postam nas redes sociais sobre o a missão do padre. São postagens que têm como objetivo impedir que o sacerdote assuma verdadeiramente uma evangelização profética, promovedora, libertadora, visando a construção do Reino de Deus, no aqui e no agora da história , tendo sua plenitude na escatologia, assim como fizera Jesus: Jesus : “Os cegos enxergam, os mancos caminham, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho”(11,15):

-Padre Djacy, o senhor como padre deveria estar cuidando das coisas de Deus e da Igreja (Não sei se se trata de igreja templo ou Igreja povo de Deus)

-Lugar de padre é na igreja, rezando, louvando, celebrando e cuidando das coisas de Deus.

-Padre é só para rezar e louvar.

-O padre não pode falar de política

-Padre que fala em politica, em justiça social, em terra, em moradia, em água, em emprego, está na contramão da santa Madre Igreja.

-Vá rezar, padre, é melhor do que o senhor está falando em libertação, em justiça. Seu lugar é na igreja.

-Padre é só para viver rezando. Esse negócio de padre está brigando por libertação do povo não combina.

-Eu não acredito em padre que vive falando em Teologia da Libertação.

-Padre é pra estar de batina, com a bíblica na mão, rezando sem parar.

-Esse padre só fala em pobre, em fome, em sede, em miséria. Esse padre está na contramão da Igreja Apostólica romana.

_Padre, pare de falar em libertação, deixe isso para os políticos.

-Padre, não se envolva em politica.

-Eu não assisto a missa desse padre, porque só fala em pobre, em terra, em água, em politica. –

Cuidar das coisas de Deus? E o que são as coisas de Deus? E onde estão as coisas de Deus? Diria que são muitas as coisas de Deus, como a vida humana, o cosmo, o ar que respiramos, os rios, os mares, as árvores, os animais etc. Então, na minha concepção, cuidar das coisas de Deus, é cuidar de tudo isso, é cuidar da dessas coisas criadas por Deus. Não é verdade? Aliás, recomendaria a leitura do livro do Gênese 1, onde Deus cria tudo com amor e por amor e dá ordem ao homem para cuidar da criação.

Mas, afinal, qual a coisa mais preciosa aos olhos de Deus? O que Deus mais admira? Para onde se dirige o seu amor predileto? Claro que é a pessoa humana, que é imagem e semelhança sua: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). Então, quando o padre luta para que toda pessoa humana seja tratada com respeito, dignidade, tenha vida digna, está cuidando com carinho dessa coisa abençoada de Deus; quando luta para que a pessoa humana tenha casa para morar, emprego, salário justo, educação de qualidade, terra para trabalhar, atendimento médico-hospitalar humanitário e de qualidade, então está cuidando dessa preciosa coisa de Deus. Enfim, libertar os pobres do cativeiro da fome, da miséria, da injustiça social e de todo tipo de exclusão, como também cuidar do meio ambiente, é, sem dúvida, cuidar das coisas de Deus.

Cuidar das coisas de Deus, não é cuidar de templo tijolo, de caixa de som da igreja, das vestes sagradas, do sino, dos bancos da igreja (Até que isso é necessário, no sentido de conservar, preservar, mas não é o essencial da missão do padre), mas cuidar do meio ambiente e dos filhos e filhas de Deus que clamam por justiça, dignidade, vida.

Também queria explicar uma questão bem pertinente quanto à dimensão politica.

Ora, quando o padre luta por água, por emprego, por segurança, reforma agrária, salário justo para os trabalhadores etc., então está fazendo política com P maiúsculo, e não politicagem. Lutar por vida, justiça, dignidade, é fazer Politica na sua mais nobre concepção, como diz o Papa Francisco: “Devemos envolver-nos na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque procura o bem comum”. Então, irei continuar fazendo Politica, visando tão somente o bem-estar e a felicidade do povo de Deus, neste pedaço de chão nordestino.

Uma palavra sobre a missão do padre na Igreja

Como é notório, a Igreja é o povo Deus, e onde está o povo, aí deve estar o padre para servi-lo, ajudá-lo, ouvir seus clamores e libertá-lo profeticamente do cativeiro da exclusão, das injustiças, da opressão etc. Assim como fizera Jesus de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Javé me ungiu; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade aos cativos, a libertação aos que estão presos …”(Isaias, 61,1-2).

Aliás, Jesus passou a vida no meio do povo, libertando-o, curando-o, amando-o. Na sua paixão pelos filhos e filhas de Deus, ele gritara: “eu vim para que todos tenham vida”. Então, Jesus foi aquele que melhor cuidara da coisa mais preciosa aos olhos de Deus: o ser humano. Então, lugar de padre é na Igreja mesmo, isto é, no meio do povo, caminhando com povo, lutando com o povo, vivendo e morrendo com o povo de Deus.

A seguir, o profeta Isaias nos mostrar que libertar o povo pobre, oprimido, é algo que agrada a muitíssimo a Deus pai:“Sabeis qual é o jejum que aprecio? – diz o Senhor Deus: é romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livre os oprimidos e quebrar toda espécie de julgo. É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante…”(Isaias, 58, 6-8).

O Papa Francisco foi profeta, enfático, verdadeiro, quando disse:

“É melhor ser ateu do que um católico hipócrita!”

Espero que tenha respondido aos meus críticos de forma caridosa, humilde e contundente.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: