Os números RC que a oposição contesta
Em entrevista na última segunda-feira (17) ao programa Conexão Master, da TV Master, em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho (PSB) pontuou números de sua administração que merecem atenção, embora contestados pela oposição.
Segundo Ricardo, quando assumiu o governo em janeiro de 2011a Paraíba ostentava o índice de 21,8% de analfabetos; hoje, afirma o governador, esse índice foi reduzido para 14,2%, “numa clara demonstração de que estamos no caminho certo”, disse.
Para o chefe do executivo, a inédita redução do analfabetismo é fruto de dois programas governamentais que veem sendo executados em sua gestão: a construção de salas de aula em municípios e o Pacto pelo Desenvolvimento Social. O governador diz que em pouco mais de 3 anos de gestão, 665 novas salas de aulas foram construídas pelo Governo do Estado nos diversos municípios paraibanos, portanto na rede municipal, mesmo sem ser da obrigação do Estado fazê-lo. Também nesse período, diz o chefe do executivo, 200 milhões de reais foram investidos principalmente na saúde e educação, através do Pacto para o Desenvolvimento Social, conveniado com 218 dos 223 municípios paraibanos. “Construção de salas de aulas e injeção de recursos na veia dos municípios leva a Paraíba a indicadores sociais antes nunca vistos”, garante ele.
Ainda na entrevista, o governador Ricardo Coutinho lembrou que nesses 3 primeiros anos de sua gestão 10.600 concursados foram alocados no serviço público estadual, o que é acima do que todos os outros governos somados na Paraíba. Mais: afirma o governador que em 60 anos de existência do Detran, somente agora no seu governo foi realizado o primeiro concurso público daquele órgão.
Também sobre segurança pública o governador mostrou números auspiciosos. Segundo ele, de 2000 à 2010, governos Cássio e Maranhão, os índices de criminalidade no Estado foram sempre crescentes. “Com a implantação de uma política no setor, esses números começaram a ser reduzidos em 2012, quebrando a espinha dorsal daqueles índices crescentes por uma década“, revelou, afirmando que não está comemorando os novos índices que ainda são altos, mas o caminho seguido está correto, mostram as estatísticas.
Ricardo também pontuou que é o único governador do Brasil a pagar o 13° do Bolsa Família e a implantar um programa de financiamento de pequenos negócios, através do Empreender Paraíba.
O governo pontua, a oposição contesta, e cabe a você fazer o julgamento!
S O L T A S
*O vice-prefeito de Cajazeiras, Júnior Araújo (PTB), disse que não tem ainda definido seu candidato a governador nas próximas eleições. “Estou aguardando a definição do PTB”, disse.
*A prefeita Denise Albuquerque (PSB), de Cajazeiras, inaugurou na última quarta-feira (19) um grande Posto de Atendimento à Saúde no distrito de Boqueirão de Piranhas.
*É forte e crescente a possibilidade do PP e do PTB na coligação de Ricardo Coutinho.
*Domingo estou de volta ao Trem das Onze, que vai entrevistar a Sec. de Educação de Cajazeiras, Andréia Braga.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário