GALDINIANA: As incongruências de João Azevedo
Por Rui Galdino – Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A vida, além de ser uma obra e grande mistério de Deus, é também bastante interessante dinâmica. Hora estamos por cima, hora estamos no meio, hora estamos por baixo, por isso, e geralmente, não é à toa que a vida dar muitas voltas e geralmente, as pedras se encontram em uma dessas voltas. É A VIDA! A sabedoria popular diz que céu e inferno não são em cima, nem em baixo, é aqui mesmo NA TERRA. E diz mais: “quem faz aqui paga aqui”!
Pois bem. João Azevedo, o filho de Jaguaribe e governador da Paraíba pela 2ª vez, é um cristão bem casado, honesto, engenheiro competente, homem de poucos amigos, porém, um homem de muita sorte. Dizem que seu primeiro emprego político foi à muito tempo atrás na cidade de Bayeux-PB, quando a então prefeita Sara Cabral o convidou para ser secretário de obras no município. Dizem também, que quando João ficou mais importante e famoso com o passar do tempo, João, nunca prestigiou Sara Cabral em nada e até abandonou-a politicamente. Atualmente, Sara tenta voltar para ser candidata à prefeita de Bayeux, mas João, o governador, já decidiu que vai apoiar a maior adversária de Sara no município. Já pensou?
Depois João Azevedo assumiu outras funções por aí, mas foi com o então prefeito da capital Ricardo Coutinho, que João começou a se destacar e era um dos homens fortes e da extrema confiança de Ricardo. João reinou com Ricardo durante os dois mandatos do mago como prefeito e também como governador igualmente por duas vezes, ou seja, João Azevedo ficou na crista da onda por 16 anos ao lado de Ricardo. E no final, Ricardo ainda lhe deu de presente o cargo de governador do estado, onde o elegeu no 1º turno, sem João nunca ter sido eleito nem síndico de prédio. Verdadeiramente é um homem de sorte!
Ao ser eleito no 1º turno, logo nos primeiros meses do governo de João, estourou a tal Operação Calvário e João, sem pensar duas vezes, logo abandonou Ricardo, o seu maior benfeitor político. Lembram? No início o galdinista pensava que o rompimento de João com Ricardo, era tudo combinado, porém, com o passar do tempo e em conversa séria e reservada com Ricardo, o galdinista viu que a coisa era prá valer! O fato é que Ricardo deixou de ser senador da república para eleger João governador, Veneziano senador e muita gente por aí… E Ricardo tem sido injustiçado e se livrado de todas as acusações contra ele, inclusive, até agora, não foi condenado em absolutamente NADA. Mas João, o abandonou! Já pensou?
João, com a caneta na mão e com toda a estrutura do seu governo, conseguiu se reeleger governador com os votos dos pequenos e médios municípios da Paraíba. Perdeu nos grandes municípios e em vários outros. Por pouco, o jovem Pedro Cunha Lima(PSDB), liso e com pouca estrutura de campanha, não derrotou João! A derrota de João mais expressiva foi na capital do estado e na grande João Pessoa e que deverá se repetir nas eleições municipais deste ano. Dias atrás, o galdinista escreveu um artigo dizendo que o governo de João Azevedo, mesmo faltando dois anos para o final do seu mandato, JÁ ESTAVA NO FIM! Inclusive, marquei a data do início do final do governo de João Azevedo: 18/04/2024. E verdadeiramente, isso já vem acontecendo na prática.
A reclamação dos deputados aliados e demais lideranças do estado É GRANDE! Porém, tudo caladinho para não perder alguns poucos privilégios que ainda tem. Estão empurrando com a barriga até onde puderem e os primeiros resultados serão vistos nas eleições de 2024 e principalmente em 2026. AGUARDEM! Só para se ter uma idéia, em QUATRO MUNICÍPIOS DA PARAÍBA, o governador João, mal assessorado e desprezando aliados importantes que lhe deram a vitória por ocasião da sua reeleição, tomou partido sem a menor necessidade. São eles: Cajazeiras, São Bento, Santa Rita e Mamanguape. Nesses municípios, João foi votado para governador pelos dois lados políticos(oposição e situação). Chegou as eleições municipais de 2024 e o nosso governador podendo ter ficado NEUTRO, resolver tomar partido se dizendo que não ficaria em cima do muro, contrariando grandes aliados e desprezando partidos e deputados da sua base política. Que o digam os deputados estaduais DRA. PAULA, JÚNIOR ARAÚJO, EDUARDO BRITO, JANE PANTA E GALEGO DE SOUZA!
O deputado estadual Galego de Souza, teve a coragem de ser o primeiro a se rebelar e soltou os cachorros em cima do governador: “se o governador não tem compromisso comigo, eu também não tenho mais compromisso com ele”! Hummm… E aí aconteceu o 1º rompimento oficial como o galdinista já vinha prevendo. Os demais deputados ainda estão calados e engolindo no seco. Mas o que o galdinista escuta nos bastidores não está no gibi! Repito: “o fim do governo de João já começou e só ele ainda não sabe”! E ainda virá em breve problemas seríssimos com o GRUPO RIBEIRO e o partido REPUBLICANOS… Aguardem! Se eu fosse o prefeito Cícero Lucena(PP), me afastaria do governador enquanto é tempo, caso contrário, terá muitas dificuldades para sua reeleição. Depois não digam que o galdinista não avisou! O fato é que as incongruências políticas do nosso governador tem sido GRANDE, com isso, as consequências virão em breve, pois, QUEM FAZ AQUI, PAGA AQUI. É a vida. Depois não digam que o galdinista não avisou! Até a próxima GALDINIANA direto do Rancho GALDINIANO em Bananeiras-PB. Haja coração!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário