GALDINIANA: A chapa governista para 2026. Parte II
Por Rui Galdino – Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. No dia 31/07/2024, escrevi uma GALDINIANA comentando sobre a possível chapa governista para 2026. Disse que o deputado estadual e presidente da ALPB, Adriano Galdino(REPUBLICANOS), deverá ser o candidato a governador de todo o grupo político aliado do governador João Azevedo(PSB), porém, não falei sobre o possível vice. Lembram? Pois bem. Hoje, na parte II da futura chapa governista, trago novidade com relação ao possível vice-governador dessa chapa que terá como candidatos ao Senado João Azevedo e Daniella Ribeiro. No entanto, para entender melhor a GALDINIANA de hoje, sugiro fazer uma releitura rápida da GALDINIANA do dia 31/07/2024.
Ocorre, que durante essa reta final do período das convenções partidárias para o pleito municipal deste ano, aconteceram muitas novidades, principalmente, reuniões diversas que mexeram com o tabuleiro da política paraibana com relação a 2024 e também visando 2026. Claro que ainda estamos em 2024, no entanto, 2026 já começou e quem não acreditar nessa realidade vai sobrar na curva. Por isso, hoje vou comentar a possível chapa governista COMPLETA ( governador e vice ) para 2026. Com relação à futura chapa oposicionista, comentaremos numa próxima GALDINIANA.
Na verdade estamos caminhando para uma nova “engenharia política”, pois, a princípio, o galdinista imaginava que o senador Efraim Morais(UB), seria o candidato natural das oposições ao governo do estado em 2026. E muita gente ainda acredita nessa possibilidade! Ocorre que existem várias variáveis que mudará tudo até 2026. Entre elas podemos citar: 1º) O senador Efraim Filho(UB), tem uma forte relação política e de amizade com os principais membros do partido REPUBLICANOS( os deputados Hugo Motta, Wilson Santiago e Adriano Galdino). 2º) Efraim não está digerindo bem, esse desejo repetido do jovem Pedro Cunha Lima(PSDB), em querer ser novamente candidato a governador pelas oposições em 2026. 3º) O governador João Azevedo, ainda sonha com uma reaproximação política entre ele e Efraim, que deverá acontecer em 2026.
Então meus caros leitores, baseado nessas premissas e variáveis, não se surpreendam se os partidos PSB, REPUBLICANOS, PP, PSD, UNIÃO BRASIL, etc, estiverem juntos em 2026 com a seguinte chapa governista: ADRIANO GALDINO(governador pelo REPUBLICANOS) e o deputado estadual GEORGE MORAIS(vice-governador pelo UNIÃO BRASIL), João Azevedo e Daniella Ribeiro(senadores). Nesse caso, Efraim deixará a oposição e passará para a situação, indicando seu irmão deputado estadual George Morais para vice-governador na chapa governista. Respeito às opiniões em contrário, mas depois das eleições municipais, o galdinista aponta que o novo caminho político na Paraíba será por aí. Fiquem atentos!
LEIA TAMBÉM:
Temos que observar também o seguinte: em João Pessoa, vamos ter uma eleição municipal que será decidida no 2º turno, provavelmente, entre Cícero Lucena(PP) e Luciano Cartaxo(PT). Assim sendo, creio que o partido UNIÃO BRASIL, deverá apoiar Cícero Lucena no 2º turno. Em Campina Grande, o jovem prefeito Bruno Cunha Lima(UB), deverá ser reeleito sem maiores problemas. Assim sendo, o senador Efraim Morais e o seu partido UNIÃO BRASIL, terá em 2026, o apoio de Cícero e de Bruno, consequentemente o apoio do governador João Azevedo e do grupo RIBEIRO. Por isso, repito, numa mudança de rumo, típica da atividade política, deveremos ter para 2026, a seguinte chapa governista: ADRIANO GALDINO(para governador) e GEORGE MORAIS(para vice-governador). Anotem aí! Em tempo: Em breve comentaremos sobre as principais convenções partidárias no estado da Paraíba. Até a próxima GALDINIANA direto do Rancho Galdiniano em Bananeiras-PB. Haja coração!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário