Fala Norte e Nordeste
De Fortaleza – A capital do Ceará está sendo mais uma vez palco de um encontro da Radiodifusão Brasileira, que reúne representantes de 16 estados do Norte e Nordeste Brasileiro, iniciado ontem, dia 28 e se estenderá por todo o dia hoje.
O tema do Congresso está sendo “A Radiodifusão na Era da Disrupção” e o assunto é distribuído entre palestras, painéis e seminários, envolvendo engenheiros, técnicos, produtores, professores e estudantes da área de comunicação, além de empresários e jornalistas de diferentes estados, para debater ideias, projetos e formatos que a radiodifusão deve incorporar para se adaptar às novas tecnologias.
A instituição que realiza o evento é a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), que tem como presidente Paulo César Norões, que está confiante no êxito do encontro e que espera acima de tudo, ao final, que a radiodifusão saia vencedora, pois está contemplando todas as áreas envolvidas na comunicação e em especial, o rádio. O evento conta com cerca de 500 participantes.
Um dos painéis mais esperados para o dia de hoje (29), é o institucional com a presença do Secretário Nacional de Radiodifusão, Elifas Gurgel do Amaral, que é do Ministério das Comunicações e é nordestino do Ceará. Ele traz uma visão do Estado, no governo do Presidente Bolsonaro, e vai debater com Cristiano Flores, que é Diretor Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
Durante o encontro está sendo realizada uma Feira de Negócios, reunindo expositores da indústria de equipamentos e serviços voltados para a radiodifusão, onde estamos tendo a oportunidade de conhecer as inovações tecnológicas, principalmente ao novo formato que a Rádio Alto Piranhas está implementando com a migração de AM para FM, projeto que está tramitando no Ministério das Comunicações e se encontra num estágio avançado.
Mas o saldo mais positivo de um encontro desta natureza é o de rever e poder abraçar velhos amigos, conquistados ao longo destes mais de 36 anos como radiodifusor, atualizar as conversas, ouvir as lamúrias, que os donos de rádio estão passando, mas também falar das conquistas e vitórias.
Como sempre, Fortaleza, continua linda e em contínuo processo de transformação e a cada ano que retorno a vejo mais pujante e encantadora.
E para coroar o encontro, nesta noite do dia 29, será realizada a 5ª edição do Prêmio Aboio de Comunicação, que reconhece as melhores peças publicitárias veiculadas em emissoras de rádio e televisão do Ceará, nas categorias de Peça Única e Campanha. Será lançado, ainda, o Desafio Aboio, competição que premiará projetos criados por estudantes de Publicidade e Propaganda.
Quando participo de encontros desta natureza fico com um pouco de inveja (da boa) e me indago porque o nosso estado não procura realizar também um, a exemplo da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e outros. A Paraíba ganharia, sem dúvida, este importante espaço no cenário da radiodifusão nacional. Estrutura e capacidade têm de sobra.
Viva a Radiodifusão Brasileira.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário