Estação chuvosa irregular em 2018 no Sertão
O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, pontua novamente o ano de 2018 como de chuvas irregulares no semiárido da Paraíba: “Em alguns municípios os pequenos açudes vão encher, em outros não declara, além disso, o estudioso afirma que o cenário para a agricultura também é de irregularidade na produção, ou seja, em algumas localidades os agricultores vão colher, em outras localidades não afirma.
Esse cenário deve-se ao fato do Oceano Atlântico Sul na altura da costa do Nordeste, está com condições térmicas desfavoráveis, cenário que deve se manter ao longo do período mais chuvoso da região que é de fevereiro a maio.
A Zona de Convergência Intertropical deverá se posicionar ao norte de sua climatologia em 2018, dessa forma o estudioso reafirma a presença de condições favoráveis para chuvas variando entre a média, e valores abaixo da média na citada região, isso significa que em alguns municípios poderá chover próximo à média, mas na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba, as chuvas deverão ficar abaixo da média pluviométrica.
Cenário para a maioria dos grandes açudes do semiárido do estado é desfavorável para 2018:
Desde 2013 o pesquisador vem prevendo ano após ano, pouca recarga de água para a maioria dos grandes reservatórios da região, e todas as previsões nesse aspecto se confirmaram.
Dessa forma, o físico, meteorologista e mestre em meteorologia rodrigo cézar limeira reafirma que a maioria dos grandes açudes do semiárido da paraíba vão armazenar pouca água em 2018. Fato que dará continuidade a crise hídrica na maioria dos grandes reservatórios do interior da paraíba nesse ano.
O estudioso pontua que essa previsão vale também para o semiárido do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e porção central do Piauí.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário