Descrédito total!
Por Fernado Caldeira
As próximas eleições trarão, com certeza, surpresas que poucos imaginam, inclusive os chamados marqueteiros. Somente os cientistas políticos e curiosos atentos às novas tendências sociais é que poderão não ser surpreendidos. Afinal, como diz o adágio popular, “há mais coisas entre o céu e a Terra que a vã filosofia possa imaginar.” Como assim?
Ora meus amigos, como os números e os astros não mentem jamais, os primeiros, apurados numa enquete recente, e ainda no ar, do portal www.fernandocaldeira.com.br, demonstram claramente que há uma total desesperança na sociedade atual em relação às nossas instituições.
Pelos números, fica claro que a generalização da bandalheira nacional criou no povo brasileiro uma repulsa imensa aos organismos de controle, informação e representação social. Vamos aos números: (quarta-feira – 09:40h)
Em qual destas instituições você mais confia?
Nenhuma delas……………………..54,9%
Forças Armadas……………………. 21.8%
Igreja………………………………….. 21.0%
Justiça………………………………….. 1.6%
Política………………………………….. 0.8%
Imprensa………………………………. 0.0%
Saúde Pública…………………………. 0.0%
Fica claro, meus amigos, pelos resultados, que há uma falta de fé imensa de nossa gente em nossas instituições.
Assim, me parece imponderável que se possa fazer um prognóstico balizador, com certa margem de confiança, sobre a tendência eleitoral do brasileiro.
Afinal, quando mais de 50% diz não confiar em nenhuma das principais instituições da nação; quando 0% diz confiar na imprensa; 0% diz confiar na saúde pública; quando apenas 0,8% diz confiar na política; quando somente 1,6% bota fé na justiça, 21% na igreja e 21,8% nas forças armadas, o que esperar das urnas?
A vontade e o desejo do eleitor, me parece, estão diretamente ligados aos sentimentos que ele destila do que observa no seu dia-a-dia. Assim, quando mais de 50%, portanto a maioria absoluta, aponta para uma decepção generalizada com seu país, imponderável apontar tendências eleitorais.
Tão imponderável quanto perigoso! Afinal, é nestas horas de baixo astral total que os “Messias” aparecem e se apresentam como ‘salvadores da pátria’, e com chances de serem ouvidos.
S O L T A S
*O artigo “A Águia, A Galinha e a Universidade Federal do Sertão”, do prof. Joaquim Alencar, é a medida exata da discussão que permeia, hipócrita e imbecilmente, a opinião contrária de alguns professore e alunos dos campi de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, para a criação da UFS. Acorda sertão!!!
*Não pegou nada bem para o dep. Jeová Campos (PT) seu apoio à tropa de choque de Sarney, no Senado Federal, leia-se Collor, Renan e outros que tais. Ainda bem que Júlio Rafael (Sebrae – PB) e Eduardo Suplicy (senador -SP) se mostraram inconformados com essa postura genuflexa do PT em relação à corrupção no Senado.
*Por falar nisso, o “senador” Roberto Cavalcanti (PRB – PB) reclamou do tratamento discriminatório que ele diz receberem os suplentes, como ele. Deveria era reclamar do Ministério Público Federal (MPF) que lhe acusa de corrupção ativa no conhecido caso ‘Escândalo da Fazenda Nacional.’
*Pela primeira vez no ar no dia 4 de agosto de 2006, o portal www.fernandocaldeira.com.br completou no último dia 4, portanto, três anos de atividades, dando notícias e informações as mais variadas de interesse do povo. E assim continuaremos. Apesar da contrariedade dos maus e corruptos!
*Neste domingo, o ex-pref. Carlos Antônio (DEM) será o entrevistado do Trem das Onze.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário