Cajazeiras e seus problemas de mobilidade
Por José Anchieta
A cidade do Padre Rolim enfrenta a cada dia sérios problemas de mobilidade. O número de veículos (carros e motos) circulando nas nossas ruas vem aumentando muito, e os poucos espaços destinados aos pedestres são cada vez mais reduzidos, gerando um quadro lamentável de riscos iminentes de acidentes.
A verdade é que a cidade cresceu e se desenvolveu, aos longos dos anos, sem uma política de planejamento capaz de oferecer aos seus habitantes uma condição de mobilidade condizente com essa realidade. O resultado está aí: Cajazeiras está sufocada com um trânsito caótico, e a sua área central, notadamente, clamando por um projeto de mobilidade que reflita em melhorias para todos.
O engenheiro Adalberto Nogueira e outros cajazeirenses têm razão em reclamar projetos de engenharia de trânsito e intervenções urbanísticas para a cidade, visando melhorar as condições de tráfego, sem prejuízos para a preservação da estrutura histórica central. Mas, há alguma perspectiva nesse sentido? É o que se pergunta.
O poder público precisa, urgentemente, pensar a cidade, chamando os segmentos interessados para discutir o assunto. É possível conciliar progresso e modernidade com preservação da memória, criando-se as condições de convivência harmônica entre todos. Do jeito que está é que não pode continuar.
A sociedade cajazeirense está inquieta com essa situação e clama por providências para pelo menos minimizar os graves problemas de mobilidade. É preciso pensar e planejar a cidade para os avanços que ela está atingindo. Sem isso, vamos continuar caminhando para o caos total, o que ninguém deseja.
Lira e a reforma
A imprensa estadual destacou, esta semana, pronunciamento do senador peemedebista Raimundo Lira, sobre a reforma política em discussão no Congresso. Lira, segundo se informa, tem afirmado que a tão propalada reforma não vai resolver todos os problemas do atual sistema político, mas vai gerar mudanças no comportamento de políticos e cidadãos. Será? A verdade é que pouca gente ainda acredita em mudanças profundas.
Dengue em Cajazeiras
Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado esta semana, revela que Cajazeiras e outros municípios da região sertaneja apresentam sinalização de epidemia de dengue, o que é profundamente lamentável. Aliás, nos últimos dias, tem crescido muito o número de pessoas se queixando dos sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Esses municípios classificados em epidemia, segundo a própria Secretaria Estadual, precisam avaliar, urgentemente, o índice de infestação Predial, para o planejamento de ações de combate ao mosquito transmissor.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário