Análise dos números
Começo dizendo que se pesquisa definisse eleição, esta não seria necessário, bastava aquela! Pesquisa é tão somente uma fotografia daquele momento; somente daquele momento.
Não fosse assim, Ronaldo Cunha Lima não teria sido governador, pois entrou na campanha com 2% das intenções de votos contra um Wilson Braga com algo em torno de 50% das intenções. Deu Ronaldo na cabeça! Pesquisa é uma coisa; eleição é outra!
A despeito dessas observações absolutamente verídicas, a primeira pesquisa eleitoral deste ano na Paraíba publicada pelo portal Maispb nesta quinta-feira (27) aponta que não há nada definido. Ao contrário, mostra claramente que tanto Cássio, quanto Ricardo e Veneziano estão no jogo que ainda vai começar pra valer.
Estimulada – Na pesquisa estimulada, aquela em que se diz os nomes dos concorrentes, Cássio supera Ricardo em 16.90%; Ricardo supera Vené em 11.75%, e Cássio supera Vené em 28.65%. Considerando que a “luta” está apenas começando e que existem 10.35% de indecisos, conclui-se que a parada será dura para todos os concorrentes.
Espontânea – Já na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor tem que votar no nome que lhe vem à cabeça, como no dia da eleição, aí então fica claríssimo que na eleição da Paraíba nada há definido e que todos concorrentes têm chances. Senão vejamos: Cássio supera Ricardo em 5.5%; Ricardo supera Vené em 7.2%, e Cássio supera Vené em 12.7%. Detalhe: há 59.70% de indecisos!
Significa que mais da metade do eleitorado não definiu seu voto e provavelmente o faça somente após o famoso guia eleitoral, onde cada candidato vai “vender” sua imagem como político e como administrador.
É aí que será decidida, a meu ver, a eleição deste ano. Cássio, Ricardo e Vené já foram executivos públicos e certamente mostrarão o que fizeram quando tiveram chances para fazer. De posse desse mostruário de realizações de cada um é que o eleitor definirá seu voto.
Pesquisas, por ora, servem para esquentar o debate e estimular alianças e conchavos. Definição mesmo só na urna, onde não há manipulação de espécie alguma nem sequer margem de erro!
S O L T A S
*O deputado José Aldemir tem 10 prefeitos que lhe apoiam na reeleição deste ano. Em 2010 eram apenas 2.
*Já o deputado Vituriano de Abreu que tinha vários prefeitos em 2010, inclusive seu filho Léo em Cajazeiras, hoje não tem mais nenhum a lhe apoiar.
*De um observador da cena política cajazeirense: “se a prefa. Denise e o Secretário Carlos Antônio querem cobrar fidelidade de seus auxiliares e aliados em relação a seus candidatos na eleição de outubro, comecem pelo vice-prefeito Jr. Araújo.”
*Vem aí reforma no secretariado da Prefeitura de Cajazeiras!
. Quando é que o PSDB vai fazer a tal consulta ao TSE para saber se Cássio é ou não elegível?
*Neste domingo (30) o TREM DAS ONZE entrevista o vereador Ivanildo Dunga (PMN), pré-candidato a deputado federal.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário