header top bar

José Anchieta

section content

A reação da sociedade

12/02/2015 às 20h48

Em meio a uma onda de insatisfação popular que ganha corpo no país, motivada pelas dificuldades econômicas, setores da sociedade cajazeirense têm manifestado inquietação em relação a alguns problemas locais que se arrastam há muito tempo. É o caso, agora, da Clínica Psiquiátrica Santa Helena, cujo atendimento foi suspenso, o que significa mais um prejuízo para a população na área de saúde.

Esse fato motivou um grupo de pessoas a se mobilizar para buscar alternativas junto aos poderes constituídos, provocando reuniões com prefeitos, vereadores e entidades representativas. O movimento tem conseguido sensibilizar muita gente, devendo resultar em uma solução por parte das autoridades competentes. A Clínica é referência no atendimento psiquiátrico na região.

Em outra ponta, o Rotary Club, que já tem uma história de lutas em favor dos interesses coletivos de Cajazeiras, tem manifestado preocupação no momento com outras questões, tais como: risco de colapso no abastecimento de água, aumento da criminalidade e crescimento urbano desordenado. São pontos, portanto, que merecem a atenção de todos, e que estão colocados em pauta nos debates públicos.

A verdade é que, diante da ausência de uma atuação mais presente e forte da classe política, a própria sociedade civil dá sinais de intolerância, e começa a se organizar para buscar saídas capazes de amenizar determinados problemas recorrentes.

Esse tipo de iniciativa popular é muito importante para mobilizar a sociedade em torno de questões fundamentais. A intenção é despertar todos os segmentos, inclusive gestores e representantes políticos, para a necessidade de se criar um ambiente favorável à solução de vários problemas que angustiam a nossa população.

Crise hídrica e desperdício
Em pleno Sertão seco, a pouca água tratada que ainda existe para o consumo humano continua sendo desperdiçada. A população denuncia, diariamente, nas emissoras de rádio locais, vazamentos na rede de distribuição, exigindo providências urgentes por parte da Cagepa. O consumidor é chamado para economizar água, mas também cumpre o seu papel cidadão de cobrar.

Cruzando os braços
Professores da rede estadual de ensino de Cajazeiras paralisam suas atividades, nesta sexta-feira (13), acompanhando decisão da categoria em nível estadual. Insatisfeitos com a atual política salarial do Estado, eles participam de assembleia promovida pela Regional do Sintep em Cajazeiras e ocupam espaços na imprensa para explicar as razões da paralisação por um dia. A categoria não descarta a possibilidade de uma greve geral por tempo indeterminado.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: