header top bar

section content

VÍDEO: Professora lamenta IDEB de Cajazeiras e afirma que a educação é tratada como ‘barganha política’

Ela lembrou que os professores tiveram que protestar pela implantação do piso nacional, e declarou que a ex-secretária de Educação foi demitida por não concordar com a gestão municipal

Por Jocivan Pinheiro

20/07/2020 às 16h07 • atualizado em 20/07/2020 às 16h22

Embora Cajazeiras tenha atingido e até ultrapassado as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017 (ano da última atualização), as gestões de educação são criticadas porque o município está apenas na 8ª colocação entre os quinze municípios do alto sertão paraibano, ficando atrás de cidades bem menores e com recursos financeiros mais aquém para investir nessa área.

A professora de Sociologia Mariana Moreira, que é membro do Conselho Municipal de Educação de Cajazeiras, lamenta essa colocação e questiona se os professores estão tendo condições de exercer um bom trabalho. Mariana revela que nas reuniões do conselho, costuma ouvir depoimentos de professores que ‘se desdobram’ para dar aula em mais de uma escola.

“É preciso não apenas construir escola, não apenas dizer que existem universidades, mas é preciso saber em que condições essa educação é tratada enquanto política pública”, frisou Mariana.

VEJA TAMBÉM

Secretária de Educação comemora índices do IDEB que colocam Santa Helena na liderança da região

Ela lembrou que recentemente os professores municipais tiveram que promover protestos pela implantação do piso salarial nacional, e declarou que a ex-secretária de Educação do município foi demitida por não concordar com o piso proposto pela gestão municipal. Para Mariana, isso mostra que a educação é tratada como ‘barganha política’.

“Se o piso, que é uma exigência mínima de dignidade, não é cumprido, como você quer que a educação seja eficiente no sentido de corresponder a uma aprendizagem, não apenas de regras gramaticais e fórmulas matemáticas, mas que a escola seja espaço de formação de cidadãos”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: