header top bar

section content

VÍDEO: Secretaria de Educação de Santa Terezinha-PB inova com aulas no YouTube e em programa de rádio

São pelo menos três canais de comunicação com os estudantes, além da entrega de material impresso para quem não tem acesso a esses canais

Por Jocivan Pinheiro

26/05/2020 às 18h38 • atualizado em 27/05/2020 às 15h20

A Secretaria de Educação de Santa Terezinha, município com pouco mais de 4.500 habitantes localizado no Sertão paraibano, tem inovado na maneira de continuar dando aulas para seus alunos da rede municipal durante o isolamento social em que as aulas presenciais estão suspendas.

São pelo menos três canais de comunicação com os estudantes, além da entrega de material impresso para quem não tem acesso a esses canais.

Os alunos podem assistir aulas no YouTube da Secretaria Municipal de Educação, onde os próprios professores gravam as aulas e publicam; podem também tirar dúvidas em um grupo de WhatsApp; e a principal inovação é a parceria com uma rádio comunitária.

Segundo o secretário de Educação Osvambergh Oliveira, os professores participam de programa de rádio para passar conteúdos e tirar dúvidas. Estudantes e pais também interagem no programa.

VEJA TAMBÉM: Cachoeira dos Índios inicia aulas remotas na rede municipal de ensino

Estudante da zona rural de Santa Terezinha, no sertão da Paraíba

Material impresso

Para as comunidades mais distantes onde as famílias não têm acesso a internet nem ao programa de rádio, a Secretaria de Educação imprime as atividades, encaderna e entrega aos alunos a cada 15 dias. Eles respondem às atividades e mandam de volta para serem corrigidas pelos professores.

O secretário de Educação Osvambergh Oliveira ressalta que, embora o município tenha suas limitações estruturais, a intenção é colocar em prática metodologias de ensino que possam abranger a maior parte dos alunos, se não for possível todos, para reduzir ao máximo o prejuízo educacional e letivo durante a pandemia.

“Isso tem chamado muita atenção porque aqui na região de Patos, Santa Terezinha foi quem deu esse pontapé inicial dessas atividades. Muitos municípios ainda não aderiram às atividades remotas, porém a gente está se respaldando, está todo documentado e tem inovado nessa questão da rádio”, frisou o secretário.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: