VÍDEO: Saiba como funciona o lockdown, medida de prevenção à Covid-19 defendida por médico de Cajazeiras
Estudo lançado por pesquisadores do Imperial College de Londres apontou o lockdown obrigatório como uma medida "que se provou efetiva na contenção da difusão do vírus"
O médico Emídio Antônio de Araújo Neto defende que haja lockdown (medidas mais drásticas para manter as pessoas confinadas) em todos os estados brasileiros para que o isolamento social seja mais eficaz na prevenção de casos de Covid-19 no Brasil.
O médico justifica que não adianta decretar lockdown em alguns estados e em outros não, pois o trânsito de pessoas entre os estados continua acontecendo.
“Seria uma medida que teria que ser tomada de uma forma mais globalizada. Se um estado vai tomar essa medida, praticamente todos os outros estados deveriam tomar também essas medidas”, falou o médico.
VEJA TAMBÉM: Brasil tem 751 mortes por Covid-19 em 24 horas e bate novo recorde
A eficiência do lockdown
Um estudo lançado nesta sexta-feira (8) por mais de 60 pesquisadores do Imperial College de Londres apontou o lockdown obrigatório como uma medida “que se provou efetiva na contenção da difusão do vírus”.
Segundo os pesquisadores, lockdown é um conjunto de “legislações ou regulações relativas à restrição de interação face-a-face, incluindo o banimento de eventos não essenciais, fechamento de escolas e espaços culturais e ordens para que pessoas permaneçam em casa”.
Outro estudo do Imperial College mapeou práticas de lockdown em diversos países, como Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suíça e Reino Unido, sendo que cada país define suas próprias medidas de lockdown.
No Brasil, o lockdown definido pelo Ministério da Saúde consiste em cercar um determinado perímetro (estado, cidade ou região), interrompendo toda atividade por um período de tempo.
O modelo ampliado, que vem sendo adotado na maior parte dos estados e cidades, prevê que todos os setores fiquem em casa, à exceção dos essenciais, desde que nesses seja garantida higienização e evitada a aglomeração.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário