header top bar

section content

VÍDE: “Paraíba não tem só praia”, diz governador ao destacar rota de interiorização do turismo no estado

João Azevêdo fala de projeto que cria rota turística no Sertão, conectando o Radiotelescópio Bingo, o Vale dos Dinossauros em Sousa e o Museu Arqueológico em Cajazeiras

Por Priscila Tavares

17/12/2024 às 18h08

Em entrevista ao programa Hora H, o governador da Paraíba, João Azevedo, abordou a importância da interiorização do turismo no estado, destacando que a Paraíba não se resume apenas às suas praias.

O governador falou sobre o projeto que visa criar uma rota turística que conecta três destinos importantes no Sertão paraibano: o Vale dos Dinossauros, em Sousa, o Museu Arqueológico, que será construído em Cajazeiras e o projeto do radiotelescópio Bingo em Aguiar, que se tornará o maior da América Latina.

João Azevedo enfatizou que esse projeto de integração turística é estratégico para a economia local e para o desenvolvimento do turismo no interior, que tem potencial para atrair visitantes e gerar empregos.

“Esse é um projeto extremamente importante, não só para Paraíba, mas para o Brasil. Esse será o maior radiotelescópio da América Latina e que é um projeto brasileiro que está sendo realizado em parceria com as universidades estaduais, com o Governo do Estado, com o Governo Federal, com diversos países, inclusive a China como um grande construtor dessas grandes antenas”, afirmou o governador.

Radiotelescópio Bingo que está sendo construído em Aguiar (Foto: Divulgação)

O radiotelescópio, que está sendo instalado na cidade de Aguiar, no Vale do Piancó, será uma das principais atrações turísticas da região. Segundo o governador, o equipamento, que já está recebendo componentes para sua montagem, posicionará o Brasil entre os países líderes em pesquisas espaciais.

“Esse é um equipamento que vai colocar o Brasil no seleto grupo de países que fazem pesquisas espaciais. Essa é uma área que é muito importante para ciência, para pesquisa. Nós queremos que esse equipamento, e o Estado só entrou nesse projeto por conta disso, é que esse equipamento possa servir, também, como instrumento e espaço de treinamento dos nossos estudantes e que também possa ser utilizado como equipamento de turismo”, destacou.

Para complementar o projeto, o governo do estado está planejando a construção da “Cidade da Astronomia”, que incluirá um planetário, um museu e um centro de formação em parceria com a Universidade de Xangai, na China. João Azevedo explicou que a intenção é transformar a região em um destino turístico de grande atratividade.

Além do radiotelescópio, o governador falou sobre os investimentos em Sousa e Cajazeiras. Em Sousa, a área do Vale dos Dinossauros, que já é conhecida pelas impressionantes pegadas de dinossauros fossilizadas, está recebendo um investimento de cerca de R$ 18 milhões. O governo está reformando o parque, construindo um novo museu e implementando medidas para proteger as pegadas. Em Cajazeiras, está sendo realizada a reforma do prédio onde será implantado um museu de arqueologia, que contará com exposições sobre o material encontrado, especialmente durante as obras da Transposição do Rio São Francisco.

Pegadas no Vale dos Dinossauros em Sousa (foto: reprodução/Cassio Murilo)

A integração desses três pontos turísticos – o radiotelescópio em Aguiar, o Vale dos Dinossauros em Sousa e o Museu Arqueológico em Cajazeiras – formará um circuito turístico inovador no Sertão. O governador acredita que essa rota atrairá turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

“Eu não tenho dúvida nenhuma que a gente vai ter condição de desenvolver o turismo de forma extremamente forte, até porque Cajazeiras tem um voo saindo e a gente quer que o turista chegue lá no Bingo, visite o Bingo, visite Sousa, o Vale dos Dinossauros, termine sua visita turística em Cajazeiras e possa partir de lá, pegar um avião e voltar para o seu destino”, disse.

“É uma forma diferente de ver o turismo e mostrar que a Paraíba não tem só praia para mostrar e para usar como turismo. É a interiorização do turismo verdadeiramente”, completou.

Essa iniciativa faz parte de um movimento de interiorização do turismo na Paraíba, que busca diversificar os destinos turísticos do estado e promover o desenvolvimento econômico e cultural do Sertão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: