header top bar

section content

VÍDEO: Mapa de Regionalização do Turismo na Paraíba é atualizado, mas Cajazeiras segue de fora

A edição 2024 do Mapa tem 60 municípios distribuídos em 11 regiões turísticas entre Brejo, Cariri, Vale do Paraíba, Vale dos Dinossauros, Vale dos Sertões e muito mais

Por Priscila Tavares

29/01/2024 às 18h04

O Mapa de Regionalização do Turismo na Paraíba foi atualizado, mas a cidade de Cajazeiras, no Sertão do estado segue de fora da rota turística.

A edição 2024 do Mapa tem 60 municípios distribuídos em 11 regiões turísticas, que em breve contarão com mais duas, contemplando cerca de 20 cidades no Litoral Norte e no Vale do Piancó.

O Mapa foi apresentado em Campina Grande junto com a nova logomarca do Programa do Turismo da Paraíba, durante o lançamento do Paraíbe-se.

Entre as regiões que concentram maior número de cidades no Mapa, estão: o Brejo, com 13 no total, entre elas Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Solânea, entre outras; o Cariri com 10 municípios, a exemplo de Cabaceiras com o famoso Lajedo do pai Mateus, Monteiro, Taperoá e Boqueirão; o Vale do Paraíba com oito cidades, entre elas Ingá da famosa pedra das Itacoatiaras, Itabaiana, Itatuba, Natuba e outros; o Vale dos Dinossauros, com seis, a principal delas é a cidade de Sousa, além de Monte Horebe e Poço de José de Moura; o Vale dos Sertões que conta com seis cidades, entre elas Maturéia, onde está localizado o conhecido Pico do Jabre, Brejo do Cruz e Santa Luzia; e a Serra da Borborema, que tem cinco cidades, a exemplo de Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo, indutora do roteiro Paraíbe-se.

Veja o mapa completo com cidades e regiões:

Mapa de regionalização do turismo na Paraíba (Foto: Divulgação)

Entre as regiões turísticas que também se destacam estão o Curimataú, com as cidades de Tacima e Araruna, onde está localizada a Pedra da Boca, o Forum Regional de Turismo Sustentável do Seridó e o Vale do Mamanguape, além das regiões de cidades litorâneas como a Costa das Falésias e a Rota Sanhauá. Veja o mapa completo clicando aqui.

O projeto Paraíbe-se é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado, prefeituras e instituições que busca evidenciar o turismo cultural, de aventura, rural e gastronômico.

O mapa é um importante instrumento para as prefeituras buscarem o apoio na divulgação dos roteiros e recursos por meio do Programa de Regionalização do Turismo. Apesar da atualização, a cidade de Cajazeiras continua fora dessa rota turística.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: