header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisadora de São Paulo garante que quase 100% do lixo pode ser transformado em combustível

Durante o programa Balanço Diário a profissional deu detalhes das tecnologias e quais são as estratégias para conciliar com o mercado de interesses

Por Luiz Adriano

14/01/2022 às 13h11 • atualizado em 14/01/2022 às 13h16

A pesquisadora Ângela Oliveira, de São Paulo, falou ao programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão e trouxe esclarecimentos sobre de que forma o lixo pode ser transformado em combustível. Conforme a profissional, Já tem duas usinas no Brasil funcionando e segundo ela, “os resíduos são transformados em óleo de excelente poder calorífico”

Ângela Oliveira disse que tais utilidades do lixo ainda são desacreditadas por algumas pessoas que acham que o fato é uma coisa futurística. A pesquisadora relatou que muito se fala em queimar os resíduos, no entanto, ela ressaltou o quanto isso torna nocivo ao meio ambiente, e tentou mostrar que é possível fazer diferente.

VEJA TAMBÉM

Carro elétrico: um dia você vai ter um (parte 2)

Ângela Oliveira durante o programa Balanço Diário.

OPOSITORES

Ela enfatizou que é consciente quanto às dificuldades devido aos interesses financeiros e capitalistas que envolve o cenário, no entanto, a pesquisadora mostra estratégias que segundo ela, não afetará empresas envolvidas no ramo de combustível.

“O que eu fiz na realidade foi adequar essa tecnologia de uma forma que a gente não vá bater de frente com interesses de ninguém, muito pelo contrário, que a gente venha para somar e não para dividir. De que forma? Produzindo. Tratando o lixo da forma correta, levando valor agregado aquilo que literalmente acaba sendo um bônus, transformando isso numa forma de renda”, destacou.

COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS

Ela assegurou que quase 100% de todo resíduo pode ser transformado em óleo diesel e gasolina, entretanto, a pesquisadora explicou que é feito primeiro um estudo com os resíduos para daí em diante montar a tecnologia para tal produto.

“Com muita segurança eu posso dizer que a gente não tem uma tecnologia, também não acredito numa tecnologia que vai tratar todo o resíduo, a gente precisa combinar várias tecnologias de acordo com o resíduo para conseguir o resultado que a gente precisa”, detalhou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: