header top bar

section content

Jeová Campos é aplaudido em seminário ao defender reforma eleitoral

O deputado Jeová Campos participou de seminário com a cúpula do PT na cidade de São Paulo

Por

30/11/2010 às 18h38

Durante palestra de encerramento do seminário nacional da tendência “Construindo um novo Brasil”, do Partido dos Trabalhadores, que aconteceu nesse final de semana o (27), na cidade de são Paulo, o deputado estadual Jeová Campos (PT-PB) fez uma intervenção e foi muito aplaudido ao defender uma ampla reforma eleitoral e a aceleração no julgamento de processos eleitorais para promover a estabilidade nas eleições.

O deputado paraibano discursou também a cerca da judicialização das eleições e a perda do poder soberano do voto popular. Para Jeová Campos, o Brasil precisa sofrer um processo muito sério de reforma eleitoral para que o voto do cidadão volte a ter o seu real valor.

Eleições na Paraíba
Fazendo uma avaliação do processo eleitoral do país tendo como viés as eleições da Paraíba, Jeová pediu um aparte na plenária de encerramento do seminário para desabafar seu inconformismo em relação à condução do processo eleitoral no país.

“Defendo que qualquer processo eleitoral tenha o prazo máximo para ser julgado, já incluindo os recursos nas demais instâncias, seis meses de duração. Não é possível que um político passe quatro anos para ser julgado. Isso precisa acabar”, disse Jeová.

Morosidade judicial
O parlamentar, que integra os quadros do PT a mais de 30 anos, apontou como conseqüência da morosidade da justiça no julgamento de pendências de candidatos o que ele chama de judicialização das eleições, processo este que tira o real valor do voto popular. “Não podemos correr o risco de sofrer um processo de judicialização das eleições. Fui eleito pelo voto popular e este voto deve ter valor soberano. Seguindo a tendência que tenho observado daqui a pouco, quem será soberano? O voto popular ou a decisão de um juiz? Precisamos rever tudo isso”, defendeu Jeová Campos, que foi ovacionado por uma platéia qualificada de ministros, governadores, prefeitos e demais políticos.

Presentes no seminário
O seminário que reuniu entre outras personalidades do meio político, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o deputado federal, Ricardo Berzoini, o ex-deputado federal José Dirceu, o ministro Alexandre Padilha, além de uma comissão de petistas paraibanos composta pelo o vice-governador Luciano Cartaxo, o deputado estadual Rodrigo Soares e o secretário de articulação política do Estado, Anselmo Castilho, teve o objetivo de avaliar a atual conjuntura política, a partir do resultado das últimas eleições, principalmente, tendo como foco a vitória de Dilma Rousseff (PT), para Presidência da República.

DIÁRIO DO SERTÃO com Ascom

Tags:
Recomendado pelo Google: