TRADIÇÃO: Sertão da Paraíba comemora ¨Dia Nacional dos Ciganos¨
A data de 24 de maio é comemorada também o Dia de Santa Sara Kali, que é padroeira do povo cigano.
A data de 24 de maio é instituída o “Dia Nacional do Cigano”. A data foi instituída em 2006 através de um Decreto presidencial e comemorada pela primeira vez no ano seguinte.
24 de maio é comemorado também o Dia de Santa Sara Kali, que é padroeira do povo cigano.
Os ciganos ficaram conhecidos por andar de um lugar para o outro atravessando rios e florestas em busca de novas experiências em terras diferentes. Nos caminhos da Índia e do Oriente Médio surgiram os primeiros clãs, que logo depois se tornariam na comunidade cigana.
A arte da troca e da venda de mercadorias era o meio de vida desse povo, marcada também por uma rica cultura. Ainda é possível encontrar na cidade de Sousa um cigano para negociar, seja lá qual for o produto.
História
Os ciganos chegaram em Sousa no ano de 1960. Cerca de 50 famílias se instalaram no município.
O senhor Francisco, o mais velho cigano que mora na cidade sorriso disse que foi a melhor vida que Deus deu ao cristão, pois ser cigano é ser livre. “Era um povo alegre, amado e que tinha liberdade”, enfatizou Francisco.
Segundo o último Censo do IBGE, cerca de três mil ciganos moram em Sousa.
Veja vídeo da TV Paraíba
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário