header top bar

section content

Maternidade da cidade de Patos faz campanha para a coleta de leite e vasilhames para armazenamento

Com esses vasilhames, mulheres que têm leite em excesso podem guardá-lo, evitando o desperdício e formando um banco de leite para o hospital.

Por

19/10/2012 às 07h30

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, iniciou esta semana uma campanha para coletar junto à população vasilhames de vidro que serão usados para acondicionamento de leite materno.

Com esses vasilhames, mulheres que têm leite em excesso podem guardá-lo, evitando o desperdício e formando um banco de leite para o hospital.

A maternidade vem ampliando a coleta de leite em seu lactário, após investimentos realizados pelo Governo do Estado, a exemplo da abertura das UTI materna e neonatal, sala de porcionamento e ampliação de leitos.

Bancos
Os vasilhames podem ser entregues no Banco de Leite Drª Vilani Kherle, na maternidade, localizada na Rua Elias Asfora.

Como funciona
Os profissionais do lactário inicialmente fazem uma triagem dessas puérperas, seguindo critérios de inclusão: mãe de recém-nascidos que estão internados na UTI neonatal, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), na unidade de ‘mães-canguru’ e puérperas saudáveis que têm boa produção de leite e desejam ser doadoras.

Após a triagem as mães são encaminhadas para sala de ordenha onde são orientadas sobre a importância da amamentação, doação de leite e como é feita a ordenha manual.

Em seguida o leite cru ordenhado é armazenado. Já o leite ordenhado para doação é encaminhado ao banco de leite humano para posterior pasteurização.

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM
 

Tags:
Recomendado pelo Google: