header top bar

section content

Gerente de saúde fala da dengue em CZ, dá dicas a pacientes e alerta para hanseníase. Veja vídeo!

Maura falou sobre os casos de dengue que vem assustando a população de toda a região.

Por

12/03/2013 às 19h04

A gerente da Nona Regional de Saúde, com sede em Cajazeiras, Maura Sobreira concedeu entrevista nesta terça-feira (12) ao programa Interview exibido na TV Diário do Sertão. Na ocasião, Maura falou sobre os casos de dengue que vem assustando a população de toda a região.

De acordo com Maura, somente nos últimos dias foram notificados 66 casos de suspeita de dengue no Hospital Regional de Cajazeiras, enquanto que em todo o ano passado foram notificados apenas 55 casos. Este ano, já são ao todo 146 casos notificados.

A gerente Regional disse que a Gerência realizou uma capacitação com profissionais de saúde de todos os 15 municípios da região no intuito de evitar casos de dengue hemorrágica. Entretanto, Maura revelou que o número de agentes de endemias nas cidades são pequenos e que algumas localidades a deixam preocupadas, é o caso de Cajazeiras, Bernardino Batista, Bonito de Santa Fé e Santa Helena que tem um número significativo de casos.

Maura Sobreira revelou que em caso de suspeita de dengue, o paciente deve ingerir somente dipirona ou parecetamol, além de beber bastante água e manter o repouso.

Outras campanhas
A gerente regional falou também sobre outra doença que a preocupa em cajazeiras que é a hanseníase com 84 casos notificados. A campanha na cidade é forte para que as pessoas se conscientizem e procurem ajuda. Existem também casos de tuberculose notificados na região e dois casos de meningite na região este ano, inclusive uma das pessoas veio a óbito.

Com relação à vacinação, no próximo mês de abril terá a vacinação contra gripe, no mês de julho vacinação contra poliomielite e no segundo semestre contra a hepatite.

Profissional
A gerente regional Maura Sobreira disse que sua indicação ao cargo no Governo de Ricardo Coutinho (PSB) foi unicamente técnica. Segundo ela, não é filiada a nenhum partido. “Venho de uma militância em defesa do SUS e fui reconhecida, por isso, aceitei esse desafio que me foi dado em 2011”, disse ela.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: