header top bar

section content

Previsão: Vórtice Ciclônico deverá ocasionar mais chuvas no interior da Paraíba

O especialista prevê a ocorrência de chuvas de natureza isolada no interior da Paraíba entre os dias 24 e 29 de Março

Por

24/03/2013 às 12h27

Apesar das condições oceânicas ainda estarem desfavoráveis para uma boa estação chuvosa em 2013. O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira vem trazer uma boa notícia para a população sertaneja, a continuidade das chuvas no semiárido paraibano.

Segundo Rodrigo, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está atuando sobre o nordeste, com núcleo sobre o Oceano Atlântico Sul, na altura da costa da Bahia, e está recebendo umidade oriunda das regiões Centro-oeste e Sudeste.

 

Dessa forma, o especialista prevê a ocorrência de chuvas de natureza isolada no interior da Paraíba entre os dias 24 e 29 de Março, as quais servirão para aliviar um pouco o forte calor das últimas semanas e armazenar água nos reservatórios principalmente naqueles de pequeno e médio porte.

 

Chuvas que estão ocorrendo agora em Março não representam o inverno (estação chuvosa) do semiárido

 

Apesar de animadoras, as chuvas registradas agora em Março não constituem o inverno regular do semiárido paraibano, tratam-se apenas de chuvadas. Dessa forma, de acordo com Rodrigo, quando este vórtice dissipar, as chuvas irão desaparecer da região, isso porque o Oceano Atlântico Sul na altura da costa nordestina não esquentou, fato que inviabiliza a ocorrência de uma estação chuvosa de qualidade na região.
 

O limite para aquecimento das águas do referido oceano é 20 de Março, como o mesmo não esquentou, tal fato resulta numa estação chuvosa muito irregular e em poucas chuvas no setor norte do nordeste, dentro do período de estação chuvosa da região, que dura de Fevereiro a Maio.

 

Vórtice Ciclônico está melhorando a situação de seca forte na região

 

Rodrigo disse que mesmo com suas previsões indicando chuvas de 50% a 70% abaixo da média, o fato das chuvas estarem caindo de uma vez ameniza a situação dos mananciais do semiárido paraibano, pois há um maior armazenamento de água, fato que pode ser importante para o abastecimento das comunidades.

 

Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é o físico responsável pelo Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa) na Cidade de Sousa/PB.

 

 

Dário do Sertão com informações de Rodrigo Cézar Limeira

Tags:
Recomendado pelo Google: