Vídeo: Chuva no Sertão melhora situação do agricultor, mas açudes continuam sem água
A água acumulada pelos reservatórios não dá para enfrentar uma nova estiagem.
As chuvas no Vale do Piancó e no Alto Sertão da Paraíba trouxeram esperança e alegria para o homem do campo. Este ano, em alguns locais, os índices pluviométricos chegaram a 500 milímetros, dez vezes mais do que choveu em algumas áreas durante todo o ano de 2012. O resultado foi pequenos reservatórios cheios e pastos verdes para o gado que tanto sofreu no ano que passou.
Entretanto, em outras cidades, a chuva foi pouca e a água acumulada pelos reservatórios não dá para enfrentar uma nova estiagem. Vale salientar que o período chuvoso se encerra em Maio.
Em Cajazeiras, o Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão) tem apenas 15% do volume de água. Já em Sousa, o Açude São Gonçalo está apenas com 30% da sua capacidade de água. De acordo com Karina Queiroz da Emater de Patos, a plantação está verde, mas, continua faltando água.
Na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, uma fábrica de laticínios fechou no ano passado por falta de leite e este ano, permanece fechada devido a escassez da matéria prima.
Sem segurança hídrica, o Governo do Estado prorrogou por seis meses a situação de emergência de 170 municípios paraibanos.
Clique e veja o vídeo da TV Paraíba.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário