Projeto de Vituriano é aprovado na AL e estrada que liga Cachoeira dos Índios a BR-116 tem novo nome
O deputado Vituriano de Abreu justificou seu Projeto e a lei foi publicada no Diário do Poder Legislativo da Assembleia Legislativa neste dia 03 de junho.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PEN), promulgou a Lei nº 9.994/2013, de autoria do deputado estadual Antonio Vituriano de Abreu (PSC) que denomina de Vereador Abel Moreira da Nóbrega, o trecho da Rodovia Estadual PB-420 que liga a cidade de Cachoeira dos Índios à BR-116, numa extensão de 6 km.
O deputado Vituriano de Abreu justificou seu Projeto de Lei citando dados biográficos do cidadão e ex-vereador Abel Moreira da Nóbrega.
De acordo com a propositura da lei, o ex-vereador Abel Moreira da Nóbrega nasceu no dia 23 de setembro de 1900, no Sítio Campo Alegre, à época, município de Sousa-PB. Seus pais eram os pequenos agricultores Patrício José da Nóbrega Sena e Rita de Cássia Moreira Nóbrega Sena de Jesus. Abel Moreira se casou no ano de 1923, a partir de então passou a residir naquela localidade.
O casal Abel e Ana Moreira teve quatro filhos: José de Anchieta, Joana d’Arc, Terezinha e Francisco (Assis).
Atendendo pedido de amigos da cidade de Cajazeiras (PB), no ano de 1935, Abel Moreira da Nóbrega foi candidato a vereador como representante do povoado de Catingueira, atual Cachoeira dos Índios (PB), tendo sido eleito no pleito realizado no dia 09 de setembro de 1935, e sido diplomado em 27 de janeiro de 1936. Foi o primeiro representante do povoado eleito para exercer um mandato eletivo.
Com o golpe liderado por Getúlio Vargas, perdeu o mandato de vereador em 10 de outubro de 1937, quando houve a dissolução das Câmaras Municipais em todo país.
Fato digno de registro é a elaboração pelo Poder Legislativo Municipal de Cajazeiras do primeiro texto legal que ordenava o crescimento da cidade, que foi o Código de Posturas, que se transformou na Lei Municipal N° 13, de 13 de dezembro de 1936.
Abel Moreira da Nóbrega faleceu no dia 23 de agosto de 1986 deixando para os que com ele conviveu um exemplo de ética e honestidade, seja na vida privada seja na vida pública.
Vituriano de Abreu destacou que conheceu de perto os ensinamentos do ex-vereador Abel Moreira da Nóbrega. “Tenho conhecimento das ações que o mesmo desempenhou em favor do povo Cachoeirense. Ele era portador de elevado espírito público. Por isto, esta propositura aprovada por todos os deputados estaduais, é justa e digna para o Estado da Paraíba pelas qualidades do homenageado”, disse Vituriano.
A lei promulgada foi publicada no Diário do Poder Legislativo da Assembleia Legislativa neste dia 03 de junho.
DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário