header top bar

section content

Governo da Paraíba se junta a empresa nacional para levam ¨fibra ótica¨ a 66 moradias de Cajazeiras

O secretário de Interiorização da Paraíba, Carlos Antônio Araújo, e o vice-prefeito de Cajazeiras, Júnior Araújo, fizeram visita institucional à sede da empresa

Por

07/06/2013 às 14h09

O presidente da Anid Brasil, Percival Henriques, recebeu na última quarta-feira (05), o secretário de Interiorização do Governo da Paraíba, Carlos Antônio Araújo (DEM), e o vice-prefeito de Cajazeiras, Júnior Araújo (PDT), que fizeram visita institucional à sede da Associação. A pauta do encontro foi discutir políticas públicas de inclusão digital em locais remotos do estado e a implantação de fibra ótica em 66 moradias em Cajazeiras.

“A cidade que ensinou a Paraíba a ler tem tradição cultural e é um dos polos educacionais mais importantes do estado, que conta atualmente com cinco instituições de ensino superior. Queremos transformar Cajazeiras numa cidade digital, uma referencia tecnológica no estado, um dos oásis tecnológico do Nordeste”, relatou Percival.

O secretário de Interiorização, Carlos Antônio, externou as intenções do Governador da Paraíba em delinear uma política pública de inclusão digital para todo o estado. “O governador Ricardo Coutinho tem interesse de levar o acesso à internet para os locais mais remotos da Paraíba. Cajazeiras foi escolhida, inicialmente, porque está na ponta, é a região mais longínqua do estado. Para termos um feedback positivo neste projeto, é necessário linkar a capital do estado – onde os fatos acontecem política e economicamente – com a última região, encurtando distâncias, permitindo que as pessoas do povo possam ter acesso a uma comunicação mais rápida com as informações e fatos”, disse o representante do Governo do Estado.

A princípio será implantada a fibra ótica em 66 moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Cajazeiras, e, posteriormente, o Governo, através da Secretaria de Interiorização, Companhia Estadual de Habitação Social (Cehap) e Anid, realizará um projeto maior, focando moradias em todos os municípios onde a Cehap esteja construindo casas, através do programa.

O secretário de Interiorização entende que tem que ser feito uma gestão intersetorial, seja na rede pública, em qualquer das esferas municipais, estaduais e federais, como também envolver o terceiro setor que trabalha com fibra ótica. “A determinação do governador Ricardo Coutinho é que a Secretaria seja um indutor e que possa articular todos os setores públicos e o terceiro setor para que possamos levar uma infraestrutura de fibra ótica aos lugares mais remotos do interior do estado”, finalizou.

DIÁRIO DO SERTÃO com Ascom Anid

Tags:
Recomendado pelo Google: