header top bar

section content

VÍDEO: Bonito de Santa Fé ganha Casa da Cidadania e mais de 70 cisternas para famílias da zona rural

A secretária Pollyana Dutra esteve na cidade para entrega junto ao prefeito Ceninha Lucena e outras autoridades do estado e do Sertão

Por Priscila Tavares

16/01/2026 às 19h18

Em um dia marcado por avanços na assistência social e infraestrutura hídrica, o município de Bonito de Santa Fé celebrou, nesta sexta-feira (16), a inauguração da Casa da Cidadania e a entrega de mais de 70 cisternas destinadas a famílias da zona rural. O evento reuniu autoridades estaduais e municipais no Mercado Central, onde a nova unidade de serviços passa a funcionar.

A chegada da Casa da Cidadania representa um marco para a desburocratização no município. Localizada estrategicamente no Mercado Central, a unidade oferecerá serviços essenciais, como a emissão de documentos através do IPC (Instituto de Polícia Científica) e atendimento ao consumidor pelo Procon, além de outros órgãos que passam a oferecer atendimento na unidade.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou a importância de levar a estrutura do Governo para perto do cidadão sertanejo.

“É um momento histórico. Acho que você sair de João Pessoa, não só através de um documento que você assina, mas um secretário sair do escritório e vir para cá, junto com as pessoas, fazer essa entrega, é um momento histórico. O secretário de governo não sai de uma secretaria para vir só inaugurar uma obra; ele vem inaugurar, vem compartilhar e vem acrescentar serviços”, disse.

Entrega da Casa da Cidadabnia em Bonito de Santa Fé (Foto: Fernanda Layse Diário do Sertão)

A solenidade marcou a entrega de mais de 70 cisternas. O projeto visa garantir a segurança hídrica e a dignidade das famílias que vivem no campo, permitindo o armazenamento adequado de água potável para o consumo humano e a convivência com o semiárido.

A reportagem foi até o sítio Chico Carlos para conhecer Noeme Cândido e sua filha de cinco anos, Maria Grazielly, e ver como a cisterna melhorou a vida delas.

“Foi só bênção na nossa vida, porque era muito sofrimento sem cisterna. Depois que a gente conseguiu a cisterna, vem o pipa, abastece e agora acabou o sofrimento. É só bênção”, disse a agricultora.

Entrega de cisternas em Bonito de Santa Fé (Foto: Fernanda Layse Diário do Sertão)

Para o prefeito Ceninha Lucena, as entregas são fruto de uma parceria sólida com o Governo do Estado e um compromisso com o bem-estar da população.

“É um momento de muita emoção, de muita alegria. Era um pleito que eu já havia tentado há mais de três anos, que era trazer a secretária aqui, que é uma das secretarias onde sou mais bem recebido”, afirmou.

Ceninha Lucena e Pollyana Dutra (Foto: Fernanda Layse Diário do Sertão)

“A gente está aqui para entregar cisternas, entregar a Casa da Cidadania; já entregamos cartões e o ‘Tá na Mesa’ está aí a todo vapor. É muita alegria. Isso veio para concretizar aquele sonho que a gente queria, além de ter a honra de receber a secretária e toda a sua equipe… Hoje, carimbamos de vez o início de mais um ano de exercício, mostrando que aquilo que a gente vem pregando desde janeiro de 2021 continua acontecendo até o final do nosso mandato”, completou o gestor.

A solenidade contou também com a participação da vice-prefeita Dinorah Ramalho, vereadores, lideranças comunitárias e uma expressiva participação popular. Em vídeo nas redes sociais, o governador destacou a importância da parceria com a gestão do prefeito Ceninha.

“É com muita alegria que a nossa gestão entrega mais uma obra no município [de Bonito de Santa Fé], que reforça o nosso compromisso com os direitos dos cidadãos. A partir de hoje, a cidade passa a contar com a gerência operacional da Casa da Cidadania, fortalecendo uma política pública de inclusão e de cuidado com as pessoas da região”, ressaltou.

Serviço: A Casa da Cidadania de Bonito de Santa Fé funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, nas dependências do Mercado Central.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: