VÍDEO: Engenheiro explica como o crescimento urbano pode contribuir para alagamentos em cidades
"Nós não nos preparamos para esse tipo de tragédia", diz Fernando Figueiredo sobre desastres naturais
No quadro Diário de Obras desta terça-feira (14), o engenheiro Fernando Figueiredo explicou como o crescimento urbano pode contribuir para alagamentos em cidades.
O Brasil inteiro está acompanhando o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, a tragédia que atingiu mais de 2 milhões de pessoas no estado e devastou cidades inteiras.
Segundo Fernando, tragédias como essas vêm de problemas construídos durante anos e que são ‘inevitáveis’, mas é preciso prevenir para tentar diminuir os danos.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Diocese de Cajazeiras faz campanha solidária para ajudar vitimas das enchentes do Rio Grande do Sul
- Cagepa garante doação de 10 mil copos de água potável por semana à população atingida pelas enchentes no RS
- VÍDEO: Em mensagem de Dia das Mães, Lula manda recado às mães do RS: "Vocês não estão sozinhas"
Trazendo para realidade da Paraíba, ele conta que muitos bairros foram construídos em aterros.
“Antigamente eram lagos, córregos e eles são aterrados. Quando vier um período chuvoso de enchente, é claro que isso vai acontecer danos, tragédias. E já está acontecendo”, disse Fernando.
Ele citou cidades como Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Patos, João Pessoa, e outras que têm bairros que sofrem com isso no período chuvoso.
“As cidades estão construídas em aterros. Foi construído isso lá no começo das civilizações aqui da Paraíba, por exemplo. As cidades nasceram as margens dos rios e aí o pessoal vai evoluindo e ao invés de sair das margens, eles continuam”, ressaltou.
“Depois que se criou tubulação e bomba hidráulica não era mais para se construir a margem de um rio. Tem local que não é para ser habitado, e a gente já tem tecnologia suficiente para proporcionar uma moradia digna a essas pessoas longe”, completou.
Fernando falou ainda, da resistência que algumas pessoas têm para sair de locais com risco de alagamentos e destacou: “nós não nos preparamos para esse tipo de tragédia”.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário