Cajazeiras participa VI Encontro dos Grupos de Autocuidado para Hanseníase na PB
De acordo com a técnica do Núcleo de Doenças Endêmicas, Geisa Campos, os encontros anuais têm como objetivo principal orientação aos pacientes
A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Ong holandesa NHR e SMS, por meio do Núcleo de Doenças Endêmicas, promoveu na semana passada o VI Encontro dos Grupos de Autocuidado para Hanseníase na Paraíba. O evento aconteceu no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa e contou com representantes dos grupos de autocuidado de vários munícipios da Paraíba, entre eles da cidade de Cajazeiras.
De acordo com a técnica do Núcleo de Doenças Endêmicas, Geisa Campos, os encontros anuais têm como objetivo principal orientação aos pacientes em relação à prática de autocuidados, buscando prevenir incapacidades, sem deixar de trabalhar a questão da autoestima do usuário e melhorar sua qualidade de vida. “Neles os pacientes com hanseníase são alertados sobre a importância da adesão dos familiares ao tratamento, mostrando, por exemplo, que uma dona de casa com hanseníase ao lavar louça utilize luvas para evitar ferimentos e até úlceras em mãos lesionadas”.
A cidade de Cajazeiras foi representada pela gerente de controle de Hanseníases, Josirleide Oliveira, a fisioterapeuta Marilsa Cartaxo e a enfermeira Raisa Barbosa, além do senhor Cícero como integrante do grupo de autocuidado de Cajazeiras.
O que é a doença
A hanseníase é uma doença dermatoneurológica que tem cura, especialmente se diagnosticada precocemente, mas que pode deixar sequelas. A dormência em mãos e pés e até mesmo fraqueza nos músculos podem permanecer como sequelas, por isso a importância da vigilância constante e contínua dos portadores mesmo no pós alta por cura.
Mais fotos na galeria abaixo!
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário