header top bar

section content

VÍDEO: Farmácia de Cajazeiras promove exames de mamografia em parceria com projeto que viaja o Nordeste

De acordo com o coordenador do projeto, as mulheres não precisam apresentar requisição médica

Por Jocivan Pinheiro

02/03/2020 às 14h33 • atualizado em 02/03/2020 às 14h35

Muitas mulheres que não conseguiram realizar exame de mamografia na rede pública de saúde foram atendidas nesta segunda-feira (02) pelo projeto Amigo do Peito, que levou o Caminhão da Mamografia para a Farmácia Santa Maria, na avenida Coronel Juvêncio Carneiro, no Centro da cidade.

De acordo com o coordenador do projeto Amigo do Peito, Ícaro Randson, o público alvo é composto por mulheres e para realizar o exame elas não precisam apresentar requisição médica.

“É algo de bastante valia, pois o câncer de mama e o câncer do colo do útero são os dois cânceres que mais acometem as muitas mulheres. Estamos no mercado há mais de sete anos atendendo a quase trezentos municípios, fazendo política pública que realmente é a necessidade das mulheres”.

VEJA TAMBÉM

Hospital do Bem, em Patos, registra cura do câncer em 24 mulheres durante o ano de 2019

Mulheres realizaram mamografia no caminhão do Amigo do Peito, na Farmácia Santa Maria

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

A unidade móvel do Amigo do Peito viaja vários estados do Brasil oferecendo mamografia com profissionais especializados. Ícaro Randson explica que são realizados 80 exames por dia por uma técnica de radiologia. Em seguida os exames são enviados ao médico da empresa que dará o laudo. Por fim, os resultados retornam para a farmácia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: